Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Novas tecnologias estimulam revisão do Código de Ética

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Nacional Ética no Jornalismo, que acontece em Londrina, no Paraná, de 30 de março a 1º de abril. Promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina, o evento terá seis painéis, baseados no tema central jornalismo, ética e cidadania, entre outras atividades. Um deles tratará da introdução de novas tecnologias no Jornalismo e suas implicações éticas. Diversos painelistas convidados já confirmaram presença. Para conhecer toda a programação, clique aqui
Novas mídias, novas tecnologias e estratégias de apuração da notícia. Novos conceitos de jornalismo com a Internet ampliando a cada dia as possibilidades de atuação do profissional. E a ética nessas novas maneiras de atuar, como é que fica? Para a jornalista e professora Adísia de Sá, que no ano passado completou 50 anos atuantes de profissão, este é o momento oportuno para os profissionais do jornalismo debaterem seu Código de Ética. ‘Estamos vivendo uma nova era da comunicação e da liberdade de expressão que extrapola os conceitos de ética que ainda utilizamos’, observa.

Adísia tem publicações sobre a Ética no Jornalismo e vem ministrando palestras sobre o assunto para estudantes e profissionais. Nos últimos anos, a professora tem pesquisado o jornalismo na era da internet. ‘As relações com as fontes precisam ser reavaliadas e isso requer uma reflexão do ponto de vista ético, com regras que norteiem o profissional, que não sejam cerceadoras, mas normatizadoras. Porque hoje a internet está a critério apenas dos manuais de redação, mas fora do Código de Ética’, comenta.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás e membro da Comissão de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Luiz Antonio Spada, lembra que o atual Código de Ética foi editado há 20 anos, tendo passado por uma revisão em 1987. ‘Por isso é importante esse debate em torno do Código de Ética da categoria. Muitas coisas mudaram rapidamente de lá para cá’, comenta.

Para Spada, repensar o Código de Ética também é uma forma de demonstrar respeito para com o público. ‘É uma oportunidade de manifestarmos para a sociedade que estamos preocupados com a informação que levamos até ela’, disse. Ele observa que o público hoje recebe notícias que foram produzidas por meios que muitas vezes extrapolam os parâmetros do atual Código de Ética. ‘Até que ponto é válido e com quais critérios se deve utilizar uma câmera oculta para obter uma informação, ou manipular uma imagem no computador?’. Ele lembra que a criação do Conselho Federal dos Jornalistas também será um grande passo para superar algumas limitações que o Código de Ética do Jornalismo enfrenta no Brasil.

Painelistas confirmam presença

Nos três dias do Seminário serão realizados seis painéis com os temas ‘Novos Paradigmas da Imprensa’, ‘Uma Nova Ética para uma Nova Modernidade’, ‘Ética Profissional: Atuação do Jornalismo na Mídia, Assessorias e Serviço Público’, ‘Análise Crítica dos Métodos e Técnicas da Imprensa – Dilemas Éticos’, ‘Os Entraves para a Liberdade de Imprensa no Exercício do Jornalismo’; ‘O Direito da Sociedade à Informação e o Dever do Jornalista’. Também serão formados dois grupos de trabalho para discutir a revisão do Código de Ética do Jornalista e a formação ética nas escolas de Jornalismo do Brasil. Já confirmaram presença, entre os painelistas convidados, Eugênio Bucci, Francisco Karam, Celso Schroder e Roldão Arruda.

O 1º Seminário Nacional Ética no Jornalismo será realizado no Centro de Convenções do Hotel Sumatra (Rua Senador Souza Naves, 803), tem apoio e patrocínio da Petrobras, Sercomtel – empresa de telefonia fixa e celular de Londrina, Caixa Econômica Federal, Itaipu Binacional e Milênia Agro Ciências, além de parceria científica da Faculdade Metropolitana do Paraná, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Os interessados podem obter mais informações e efetivar as inscrições também pelos telefones (43) 3339-5354 ou 3322-3884.