A conhecida biblioteca eletrônica SciELO (http://www.scielo.br) presta um serviço e tanto a todos nós: por meio dela, pesquisadores, cientistas e o público em geral podem ter acesso, ler e capturar cópias eletrônicas de artigos publicados por 120 periódicos brasileiros. Não é pouca coisa, e esse número está sempre crescendo.
Além desse serviço básico, digamos assim, a SciELO oferece ao visitante algumas funções adicionais, como os chamados módulos de bibliometria. Com esses módulos, é possível saber, por exemplo, quantas vezes cada artigo foi citado ou, então, quantas vezes cada artigo já foi capturado pelos visitantes. É um brinquedinho bem divertido.
A má notícia é que o conta-giros, que começou a operar em 27 de fevereiro de 1998, está, ao que parece, enferrujado e emperrou: as atualizações foram interrompidas no dia 12 de fevereiro de 2004; de lá para cá, neca. Espero que tudo isso seja apenas falta de um pouco de óleo, e não um sinal de que a continuidade da biblioteca esteja de alguma forma ameaçada.
******
Biólogo, autor do livro Ecologia, evolução & o valor das pequenas coisas (2003)