Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

>>O vôo da afoiteza
>>TV concentrada

Mídia, Alckmin e Garotinho


Não vai ser fácil, para quem gosta de teorias conspiratórias sobre o papel anti-Lula da mídia no processo eleitoral, explicar o prazer com que tantos veículos correram a mostrar os prejuízos que teriam sido causados a Alckmin pela adesão do casal Garotinho.


O vôo da afoiteza


Alberto Dines diz que a mídia dá tratamento açodado ao caso do desastre que derrubou o avião da Gol.


Dines:


– Qual foi o erro da mídia no caso da Escola Base? A mídia precipitou-se. Acreditou numa fonte oficial que queria aparecer, mostrar serviço, e condenou prematuramente alguns inocentes e agora está pagando grandes indenizações por causa do episódio. No caso da colisão aérea da sexta-feira a coisa ameaça repetir-se. A FAB, que tem enorme experiência e enorme competência, insiste que é prematuro tirar conclusões já que as caixas pretas sequer foram examinadas. Mas setores políticos do governo estão querendo antecipar julgamentos, o ministro da Defesa, Waldyr Pires, infelizmente, é um deles. O ministro foi um dos combatentes da causa da redemocratização, mas agora parece estar interessado na politização da tragédia. Como aparentemente não gosta de Bush acha que os dois pilotos americanos são liminarmente culpados. Ontem, o ministro considerou “lamentável” a afirmação do jornalista americano Joe Sharkey (que estava no Legacy) de que o sistema de monitoramento aéreo na Amazônia tem falhas. Ora, o repórter está no seu direito, o ministro é que deveria contestá-lo com fatos. Deveria, sobretudo, abster-se de explorar a dor dos que perderam seus parentes. Pena que a imprensa ainda não percebeu que a Escola-Base acontece todos os dias.


TV concentrada


José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, que com Walter Clark construiu o famoso padrão Globo de qualidade, disse ontem, no evento Maximídia, que a TV digital não muda nada e que o telespectador terá de pagar muito caro para ter acesso à alta definição. Boni hoje é proprietário da Rede Vanguarda, que tem emissoras em Taubaté e São José dos Campos, interior paulista. Sua principal crítica ao modelo adotado pelo governo brasileiro é que inibe o surgimento de novas redes e favorece os atuais concessionários. E ainda tem gente que enxerga antagonismo entre o presidente Lula e a Rede Globo.


TV fantasma


A TV Martí foi criada e financiada pelo governo americano para fazer propaganda contra Fidel Castro. Em vinte anos de atividades consumiu 100 milhões de dólares e, como o governo cubano perturba o sinal, não transmite mais do que chuvisco sem som. Anos atrás, um furacão mandou para a estratosfera um dirigível que transmitia para Cuba. Demorou vários dias para alguém na Flórida se dar conta do desaparecimento do dirigível. O jornal espanhol El País ouviu de um morador de Havana o seguinte: “Ou alguém em Miami está ficando rico, ou são todos muito bobos”.


Debater problemas


A maior deficiência da mídia no processo eleitoral é dar peso excessivo às manobras políticas e pouca importância ao debate dos grandes temas. O chefe de reportagem da CBN Rio de Janeiro na manhã, Soares Júnior, descreve como a rádio estruturou a parte temática de sua cobertura da campanha eleitoral.


Soares Junior:


– Cada praça – Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte – fez um diagnóstico dos principais problemas que o estado enfrentava. Aqui no Rio nós fizemos essas séries de reportagens sobre saúde pública, segurança, transporte, desenvolvimento econômico e outros assuntos que fazem parte do cotidiano do Rio de Janeiro, para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. Eram quatro reportagens em que nós fazíamos o diagnóstico de determinada área, e a quinta reportagem era uma reportagem com a resposta dos principais candidatos. Agora, neste segundo turno, vai acontecer debate entre o Sérgio Cabral, do PMDB, e a Denise Frossard, do PPS. A gente vai voltar a esses temas importantes. O resto é continuar seguindo campanha, seguindo alianças aqui no Rio de Janeiro, todas essas negociações que vão acontecer aqui neste segundo turno.


Marília ferve


A organização Repórteres Sem Fronteiras denunciou nova agressão contra o jornal Diário de Marília, no interior de São Paulo. São acusados partidários do ex-prefeito Abelardo Camarinha e de seu filho, deputado estadual reeleito Vinicius Camarinha.


# # #


Outros tópicos recentes


De Alberto Dines


Os cabrestos estão esgarçados


A imprensa e os aloprados


Jornalismo fiteiro, momentos finais


 


 Do blog Em Cima da Mídia


Maionese conspiratória


Número de circo eletrônico


A mídia diante de um desafio inédito


Roberto Jefferson diz que estopim foi Furnas


Piracicaba na Berlinda