De acordo com analistas de mídia, estima-se que a Copa do Mundo deste ano, sediada na Alemanha, seja um dos eventos esportivos mais lucrativos de toda a história, noticia James Robinson [The Observer, 9/4/06]. A empresa de serviços de mídia ZenithOptimedia informou que os recursos gastos pelas principais companhias do mundo em comerciais de televisão, anúncios impressos e outdoors devem quebrar, pela primeira vez em uma Copa do Mundo, a barreira de US$ 1 bilhão.
‘O fato de a competição ocorrer na Europa, onde quatro dos cinco maiores mercados de publicidade do mundo estão localizados, faz com que o lucro total seja em torno de US$ 1 bilhão’, informou Jonathan Barnard, chefe de publicações da Zenith. O fuso horário da Alemanha também possibilita que os jogos sejam transmitidos em uma boa hora para diferentes mercados.
O evento vai contribuir para que o setor de publicidade global cresça significativamente este ano, como prevê a Zenith. Algumas das marcas mais conhecidas do mundo aproveitam o grande interesse gerado pela Copa para lançar novos produtos e aumentar as vendas em determinados países.
A última Copa do Mundo, em 2002, aconteceu no Japão e na Coréia do Sul imediatamente após uma queda publicitária global e não teve sucesso em fornecer à indústria o estímulo esperado. No ano anterior, o mercado publicitário havia sofrido queda de 4,1%: depois dos ataques terroristas de 11/9, a economia americana havia passado por maus momentos.
Ponto para o Reino Unido
Na Copa deste ano, os grupos de mídia britânicos devem se beneficiar com o aumento nos gastos publicitários. A ITV, que divide a cobertura dos jogos com a BBC, deverá ter aumento no lucro com publicidade em junho, por causa da Copa. O dinheiro vem em hora certa: a emissora enfrenta queda com audiência e anúncios publicitários. Todo o mercado publicitário televisivo do Reino Unido deve apresentar aumento de 10% em junho se comparado ao mesmo período no ano passado. O Channel 4 e canais a cabo também se beneficiarão com o evento esportivo.
Ainda assim, as Olimpíadas continuam sendo o maior evento de esportes do mundo em termos de gastos com publicidade, principalmente porque atraem uma grande audiência televisiva nos EUA. Apesar da crescente popularidade, o futebol ainda é visto como um esporte minoritário no setor publicitário global.