A NBC, unidade da General Electric, entrou em acordo com a Microsoft para assumir o controle da rede de televisão a cabo MSNBC. A NBC ficará com 82% das ações da MSNBC, as duas companhias continuarão dividindo igualmente a propriedade do sítio do canal, MSNBC.com. Depois de dois anos, a NBC poderá comprar os 18% restantes das ações da rede.
Não foram revelados detalhes financeiros do acordo. Quando a parceria para a criação do canal foi anunciada, em 1995, a Microsoft afirmou que investiria US$ 220 milhões por 50% das ações da rede. O lançamento do canal foi feito com o objetivo de construir uma parceria de televisão e internet para a distribuição de notícias – associação inovadora na época. No entanto, enquanto o sítio tornou-se um dos mais acessados da rede, o canal a cabo enfrentou grande concorrência da Fox News Channel, da News Corporation, lançado em 1996. Em novembro, a audiência da MSNBC foi de apenas 257 mil telespectadores, contra 449 mil da CNN e 889 mil da Fox News.
Steve Capus, presidente da NBC News, afirmou em declaração que espera que o acordo permita a NBC fazer uma maior integração da MSNBC no departamento de notícias da NBC News. A NBC sempre teve controle editorial da MSNBC, mas, com o maior controle das ações, poderá consolidar novas funções com outros canais a cabo, incluindo o CNBC, especializado em negócios.
Para o analista de tecnologia Rob Enderle, a Microsoft teria inicialmente investido na MSNBC com o objetivo de consolidar uma convergência maior das mídias online e televisiva, o que ainda não ocorreu conforme o esperado. Informações de Seth Sutel [Associated Press, 23/12/05].