No início de novembro, Porto Alegre reunirá mais de 400 pesquisadores, jornalistas e estudantes de vários países e de todo o Brasil para debater as perspectivas e tendências do jornalismo mundial. Durante cinco dias, a Journalism Brazil Conference e o IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, promovidos pela SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo) e realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), colocarão o jornalismo no centro da discussão.
A Journalism Brazil Conference, cujo tema central é “Thinking journalism across national boundaries: new challenges and emergent perspectives” (Pensando o jornalismo para além das fronteiras nacionais: novos desafios e perspectivas emergentes), acontece de 3 a 5 de novembro no Hotel Everest. Representantes dos Estados Unidos, México, Alemanha, Finlândia, França, Turquia, Suíça, Bélgica, África do Sul, Portugal, Zimbabwe e Austrália estarão no debate, reunindo pesquisadores como Barbie Zelizer, Daniel Hallin, Frank Esser e Thomas Hanitzsch. Além da conferência de abertura, proferida pela norte-americana Barbie Zelizer (Universidade da Pennsylvania), e das mesas temáticas, haverá a apresentação de 18 trabalhos de pesquisadores de vários países. O encontro é promovido também pela ICA (Associação Internacional de Comunicação) e pela IAMCR (Associação Internacional de Mídia e Pesquisa em Comunicação).
Prêmio Adelmo Genro Filho
O IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, cujo tema é “A pesquisa em jornalismo e o interesse público”, acontece de 5 a 7 de novembro na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. A função social que torna o jornalismo uma prática contemporânea única será debatida por pesquisadores como José Marques de Melo, Zélia Adghirni, Elias Machado e Antonio Hohlfeldt; por órgãos de fomento, como Capes e CNPq; por representantes de setores do mercado, como Nelson Sirotsky, presidente da Associação Nacional de Jornais, Vitor Ribeiro, diretor de produtos e estratégias do Portal UOL, e Aline Cabral, da Editora Abril; e por entidades como a Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas) e o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo.
A conferência de abertura do IV Encontro Nacional será proferida pelo francês Denis Ruellan (Universidade de Rennes). Além das duas mesas temáticas, serão apresentados 113 trabalhos sobre jornalismo de pesquisadores do Brasil, Argentina e Portugal. A SBPJor também entregará a primeira edição do Prêmio Adelmo Genro Filho para a melhor tese de doutorado, melhor dissertação de mestrado e melhor trabalho de iniciação científica produzidos em 2005.
As inscrições para os dois congressos estão abertas e podem ser efetuadas pelas páginas dos eventos: www.sbpjor.ufsc.br/brazilconference e www.sbpjor.ufsc.br/ivsbpjor
******
Diretora Científica da SBPJor e professora do PPGCOM/UFRGS