Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006
Folha de S. Paulo

Lula tem de parar com estilo Rolando Lero, diz Alckmin

‘O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, afirmou ontem, em nota, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ‘precisa parar com seu estilo Rolando Lero habitual, principalmente no debate da educação’. Ele se referiu ao engabelador personagem da ‘Escolinha do Professor Raimundo’, programa humorístico exibido nos anos 90 pela TV Globo, para responder ao discurso feito por Lula no início da tarde na cidade de São Paulo.

Em visita ao Estado, Lula apresentou o baixo índice de universitários que estudam na rede pública de São Paulo (18%, disse ele) como ‘uma demonstração de que foi premeditado o abandono da escola pública neste país’.

Na nota, Alckmin faz uma alusão ao escândalo do mensalão ao afirmar que ‘ o presidente Lula, que nunca sabe e nunca vê o que acontece ao seu redor, precisa se informar sobre os dados da educação pública em São Paulo’. Ele diz ainda que deu aulas em cursinhos para pagar seus estudos e, por dar valor à educação, não faz demagogia sobre o assunto.

Leia abaixo a íntegra da nota do pré-candidato tucano:

‘O presidente Lula precisa parar com o seu estilo Rolando Lero habitual, principalmente no debate da educação, que é um assunto extremamente sério. Quem não investiu o mínimo para avançar no ensino básico e no combate ao analfabetismo nos últimos dois anos foi o presidente Lula. Portanto ele é reincidente. E essa constatação está hoje no relatório divulgado pelo Tribunal de Contas da União.

O presidente Lula não conseguiu aprovar o Fundeb, mas diz que é uma realidade no programa de televisão do PT. Paralisou as escolas técnicas iniciadas pelo governo anterior durante três anos e só as retomou na véspera da eleição. Quer demonstrar preocupação com São Paulo, mas a iniciativa privada teve de colocar recursos em parceria com o governo de São Paulo para terminar a escola técnica de Capão Bonito, pois os recursos federais nunca foram liberados.

O presidente Lula, que nunca sabe e nunca vê o que acontece ao seu redor, precisa se informar sobre os dados da educação pública em São Paulo. No Estado, 98,5% das crianças entre sete e 14 anos estão na escola, 86,9% dos jovens entre 15 e 17 anos estão matriculados, aumentamos a carga horária de 5 para 6 horas no período diurno e de 4 para 5 no período noturno. Implantamos a Escola de Tempo integral em 514 escolas, destinamos R$ 4,2 bilhões somente para as três universidades paulistas -USP, Unesp e Unicamp-, que têm 110 mil alunos. Demos, ainda, bolsa a quase 50 mil universitários que retribuem prestando serviços nos programas Escola da Família e Jovens Acolhedores, que humanizaram o atendimento nas escolas públicas e nos hospitais públicos do Estado.

O presidente Lula tem de ser informado, também, que foram criadas, pelo governo estadual, 5.500 novas vagas na USP, na Unicamp e na Unesp, um crescimento de 37% em relação a 2001. Entregamos 17 novas Faculdades de Tecnologia. Inauguramos 26 novas escolas técnicas em todo o Estado. Construímos um novo campus da USP na zona leste, um outro em São Carlos, oito novos campi da Unesp e já está em licitação o projeto do novo campus da Unicamp, em Limeira.

Eu, que lecionei em cursinho para pagar os meus estudos, sei muito bem o valor que a educação tem na vida das pessoas. E, por isso, não faço propaganda enganosa, muito menos demagogia, com um assunto tão sério e essencial para o desenvolvimento do Brasil.’’



***

Fala vazia era característica de Rolando Lero

‘Rolando Lero (como o tucano Geraldo Alckmin chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva) foi um personagem do programa humorístico ‘Escolinha do Professor Raimundo’, exibido pela TV Globo nos anos 90. O personagem foi interpretado por Rogério Cardoso, que morreu em 2003.

A principal característica do Rolando Lero era sua fala rocambolesca e vazia na hora de responder às perguntas feitas pelo Professor Raimundo, papel de Chico Anísio. Sem saber a resposta certa, Rolando Lero inventava histórias, quase sempre floreadas, que preenchiam o tempo a que tinha direito para responder.

Curiosamente, o coordenador do programa de governo presidencial do PSDB, João Carlos Meirelles, é chamado -inclusive por alguns tucanos- de ‘Rolando Lero’. O apelido se deve ao jeito prolixo de Meirelles.

Guerra verbal

Os ataques entre Lula e Alckmin têm se intensificado ao menos desde os ataques empreendidos pelo PCC contra São Paulo.

Na ocasião, o presidente insinuou que poderia existir um acordo entre o governo de São Paulo e a facção criminosa. Alckmin rebateu, dizendo que Lula era ‘mesquinho’ por explorar a crise.

Nesta semana, o tucano declarou que o PT levou o país ‘para o período das trevas’ no campo ético. Para rebater o tucano, Lula tem dito que a oposição torce para que ‘as coisas não funcionem’ e que não gosta de políticas sociais para os pobres.’



COPA 2006
Fábio Victor

Tablóide alemão já assombra seleção

‘Um fantasma de papel assusta a seleção brasileira às vésperas da Copa. Começou a aparecer em Weggis, sob o nome de ‘Blick’, mas promete assombrar mais a partir de amanhã à noite, quando o time chega à Alemanha, onde está o ‘Bild’.

‘Blick’, da Suíça, e ‘Bild’, do país-sede do Mundial, são tablóides sensacionalistas, cujo interesse pela vida privada de celebridades, já grande, é potencializado com a proximidade do grande evento do futebol.

O primeiro atormentou os jogadores brasileiros nos últimos dias, relatando a programação de alguns deles durante sua única noite de folga até agora, na última terça. Anteontem, publicou fotos dos craques numa boate. Ontem, deu seqüência ao assunto, trazendo depoimentos de mulheres que estiveram com eles na ocasião.

Escaldados, os boleiros temem que a coisa piore com o ‘Bild’, um dos jornais de maior tiragem do planeta (4 milhões de exemplares diários) e com o qual o time já teve problemas.

Na Copa dos Confederações de 2005, o tablóide contou que a delegação brasileira não havia gostado do local escolhido pela organização para sua concentração, o Schlosshotel, num castelo em Bergissch Gladbach, entre Leverkusen e Colônia.

Segundo o ‘Bild’, lá não havia videogame nem sinal de celular e poucos computadores tinham acesso à internet.

A reportagem causou constrangimento na CBF e nos organizadores porque o jornal disse que, após as queixas, a confederação descartara utilizar o hotel como concentração para a Copa -o que mostrou ser verdade só parcialmente, já que, embora não vá ser sua base principal, o time vai sim se hospedar alguns dias no local.

‘Acredito que o ‘Bild’ possa ser uma ameaça à preparação da seleção. Na Copa das Confederações, fizemos uma entrevista com dois jornalistas deles sobre a concentração e saiu tudo diferente. Soltaram coisas que não existiam’, afirmou ontem o volante Zé Roberto.

‘Por causa disso’, prosseguiu o atleta, que já defendeu Bayer Leverkusen e Bayern de Munique, ‘a maioria dos jogadores aqui vai ficar meio esperta com o ‘Bild’, porque a gente sabe que é um jornal sensacionalista’. ‘Eles têm até paparazzi, esses caras que saem seguindo.’

Zé Roberto afirmou, porém, que, fora o episódio de 2005, nunca teve problemas com o tablóide. ‘É que eu sou um jogador que dou muita ênfase à família, estou sempre em casa.’

Embora faça críticas ao comportamento do ‘Bild’ e demonstre preocupação semelhante à do time, a assessoria de imprensa da CBF informou que não irá tentar restringir o trabalho dos profissionais do tablóide durante o Mundial e que será difícil alertar os jogadores para que os evitem.

‘Como eles poderão saber quem é do ‘Bild’? Jornalista não anda com etiqueta’, disse o assessor Rodrigo Paiva.

A Folha tentou ouvir o ‘Bild’ ontem (na Alemanha), mas nem o editor-executivo, Alfred Draxler, nem o editor de Esportes, Matthias Brüggelmann, estavam no jornal.’




Daniel Castro

Globo usará celular para transmitir Copa

‘Os repórteres escalados pela Globo para a cobertura da Copa do Mundo estão equipados com telefones celulares de última geração (3G) que poderão ser usados para a transmissão ao vivo de eventuais acontecimentos relevantes. Para tanto, bastarão os repórteres acionarem a câmera do aparelho e fazerem um telefonema.

A novidade deverá ser usada principalmente pelos profissionais que irão cobrir seleções estrangeiras ou que estiverem em local sem câmeras convencionais. A seleção brasileira estará o tempo todo cercada de câmeras da Globo, que têm qualidade de imagem muito superior à dos celulares.

Assim, com câmeras tradicionais e celulares, a Copa da Alemanha será uma espécie de ‘Big Brother’ do futebol. Os canais pagos esportivos já estão transmitindo na íntegra os treinos da seleção. A Globo e o SporTV terão até seis câmeras em todos os centros de treinamento usados pelo Brasil.

Nos estádios em que o Brasil jogar, a Globo terá nove câmeras exclusivas _sendo duas no campo e duas na cabine de Galvão Bueno. As imagens oficiais serão geradas por 25 câmeras da TV contratada pela Fifa.

Para a Globo, a cobertura da Copa começa amanhã, no ‘Fantástico’, com entradas ao vivo de Fátima Bernardes e participação de quase todos os repórteres. A emissora terá 160 profissionais na Europa _as últimas equipes chegam na terça.

É VERRRRDADE O SBT não confirma, mas Sabrina Sato, do ‘Pânico na TV’, está com um pé na emissora. Negocia participação no ‘Dançando com as Estrelas’, que deve estrear em agosto.

MURO TUCANO Depois de anunciar o fim do ‘Metrópolis’ diário, voltar atrás e acabar de novo com o programa, a TV Cultura mudou outra vez de opinião. Anuncia agora que a ‘revista eletrônica cultural’ será mantida, mas em novos horários a partir de segunda _das 13h às 13h30 e em bloco no ‘Jornal da Cultura’.

AU, AU A produção do ‘Domingo Legal’ passou a semana fazendo reportagens sobre cachorros. Descobriu que animal de estimação dá audiência _até na Rede TV!, via ‘Late Show’.

AUTOGESTÃO 1 O ‘SBT São Paulo’, telejornal local que estréia nesta segunda, não terá um padrão nacional, seguido pelas demais praças. As afiliadas da rede estão liberadas para exibirem o que quiserem entre 18h e 18h30, seja telejornal ou reprise de ‘Chaves’.

AUTOGESTÃO 2 Apesar de ser dirigido para a Grande SP, o ‘SBT São Paulo’ será exibido também em Ribeirão Preto e Jaú, onde as emissoras pertencem a Silvio Santos. Nas demais geradoras próprias (Rio, Porto Alegre, Brasília, Belém e Nova Friburgo), entrará a série ‘Friends’.

CASAL SEM TV Não será apenas o ‘Estrela’, de Angélica, que sairá do ar durante a Copa, para dar lugar a jogos. O ‘Caldeirão’, de Luciano Huck, também tira férias.’



******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Veja

No Mínimo

Comunique-se

Direto da Redação

Agência Carta Maior

Último Segundo