Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Canal estréia com promessa de diversidade

Após longos meses de preparação, estreou na noite de 6/12 na internet o primeiro canal internacional de notícias da França, o France 24. No dia seguinte, a emissora foi lançada via satélite e cabo para cerca de 80 milhões de lares na Europa, Ásia e Oriente Médio. A ironia é que, para divulgar a visão francesa dos eventos mundiais para o público global, as notícias são, em parte, transmitidas em inglês.

Os mesmos boletins de notícias são transmitidos simultaneamente em francês e inglês em dois canais por apresentadores que ficam em duas bancadas em lados opostos na redação. Os dois estúdios separados tornam o edifício da emissora uma verdadeira ‘Torre de Babel’.

Filho de Chirac

O France 24 nasceu da intensa frustração do presidente francês Jacques Chirac de não ver a voz da França na cobertura internacional sobre a guerra do Iraque, em 2003. A França viu seus pontos de vista serem abafados por canais como o americano CNN International e o britânico BBC World. O mundo árabe também tem sua própria ‘voz’ no exterior, em árabe e em inglês, com a al-Jazira e a al-Jazira English.

O CEO do canal, Alain de Pouzilhac, acredita que o France 24 vai acrescentar um ‘sabor francês’ ao menu global de notícias. ‘Acreditamos que ele vai trazer um ponto de vista diferente, opiniões diferenciadas, e será um canal que reconhece a diversidade do mundo’, opina. ‘É o oposto do que os EUA fazem. A visão de Washington tenta mostrar que o mundo é unificado, e nós tentamos mostrar o oposto: que o mundo tem muita diversidade –de cultura, de religião e de opinião’. Apesar do financiamento governamental, Pouzilhac garante que o canal é completamente independente de partidos políticos e grupos lobistas. Informações de Caroline Wyatt [BBC News, 6/12/06] e de Henry Samuel [The Daily Telegraph, 6/12/06].