A adolescente Miley Cyrus tornou-se febre nos EUA e vem conquistando o público infanto-juvenil de países como o Brasil com o programa de TV Hannah Montana, da Walt Disney Company. A história de uma jovem – que no seriado também se chama Miley – que de dia tem uma vida normal, mas à noite se transforma em uma superstar – chamada Hannah Montana – virou uma marca forte, dando origem a produtos que vão de camisetas a lancheiras e até a um pseudo-documentário em 3-D, que acaba de chegar ao Brasil.
Pois a receita de sucesso parece ter desandado. Fotos de Miley Cyrus para a edição de junho da revista Vanity Fair acabaram causando polêmica em programas de fofocas nos EUA, que anunciaram ferozmente: a estrela de Hannah Montana, de 15 anos, teria posado para a conceituada fotógrafa Annie Leibovitz com as costas nuas e os seios cobertos apenas por um lençol de seda. Dos programas para a internet, a foto virou tema de debates na blogosfera e do espanto de pais zelosos. ‘Os pais devem ficar preocupados’, diz Lin Burress, autora de um blog sobre casamento e maternidade. ‘Meninas muito jovens vêem Miley Cyrus como um modelo a ser seguido’.
Foi mal
Miley se desculpou pela foto. ‘Eu participei de uma sessão de fotos que devia ser artística e, agora, vendo as fotografias e lendo a história, fico envergonhada. Nunca quis que nada disso acontecesse e peço desculpas a meus fãs, com quem me importo profundamente’, afirmou em declaração. Já Beth Kseniak, porta-voz da revista e de Annie Leibovitz, disse que os pais de Miley estiveram no estúdio durante toda a sessão. ‘Como a foto era digital, eles a viram no monitor e todos acharam que tratava-se de um bonito e natural retrato de Miley’, afirmou.
Analistas de Wall Street dizem ser difícil que o episódio arruíne a ‘máquina de fazer dinheiro’ Hannah Montana. As vendas dos produtos da marca devem chegar a US$ 1 bilhão em 2008, um longa metragem está sendo produzido para 2009 e, na semana passada, Miley assinou um contrato de sete dígitos com o Disney Book Group para a publicação de um livro.
Ainda assim, é complicado manter um negócio bilionário onde a estrela principal tem 15 anos, principalmente em um momento em que celebridades como Miley têm todos os seus passos seguidos por paparazzi e blogueiros. Na semana passada, antes da controvérsia da imagem da Vanity Fair, fotos pessoais da jovem atriz / cantora mostrando o sutiã para a câmera foram parar na internet – o que já não pegou nada bem. Em entrevista recente à revista Portfolio, Gary Marsh, presidente do Disney Channel Worldwide, afirmou que ‘ser uma boa garota é uma decisão de negócios que cabe a Miley Cyrus. Os pais atribuíram a ela um caráter celestial. Se ela violar esta confiança, não a conseguirá de volta’. Informações de Brook Barnes [The New York Times, 28/4/08].