PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR
Blog fake dá multa para empresas, 26/5
‘Novas leis de proteção ao consumidor entram em vigor na Inglaterra, a partir desta segunda-feira. Empresas que publicarem blogs falsos – disfarçados de blogs de usuários comuns – poderão ser punidas, com multas no valor de pelo menos 5 mil libras – mais ou menos R$ 16mil.
Coca-cola, Sony, McDonald`s, Mazda e Wall Mart foram algumas das empresas que já adotaram essa tática, de criar blogs falsos, em suas antigas e desastrosas estratégias de comunicação online.
Para o Financial Times, é uma das maiores mudanças em 40 anos na área de publicidade e de proteção aos direitos do consumidor.
É triste ter que forçar a transparência de empresas na marra. A essa altura do campeonato, já deveriam saber que relacionamento online se cria a longo prazo e com transparência. E não por meio de ‘blogs falsos’ que vão e passam.’
REPÓRTER-CIDADÃO
YouTube oficializa ‘jornalismo participativo’. Terá sucesso?, 20/5
‘Nesta terça-feira, o YouTube lançou um canal de jornalismo participativo. De certa forma, oficializou algo que já ocorria no site de vídeos.
A idéia é agregar e destacar neste canal os melhores vídeos produzidos por ‘repórteres-cidadãos’ do YouTube – usuários que produzem matérias, videocasts [com conteúdo jornalístico], registram e reportam informações por conta própria e com certa periodicidade.
Num primeiro momento, o site de vídeos quer entrar em contato com essas pessoas e saber de que forma o YouTube pode ajudá-los.
Uma melhor integração mobile – a maioria do conteúdo amador no YouTube é produzida em aparelhos móveis – e demorar menos tempo para fazer a conversão dos vídeos já seria um bom começo.
Usuário registra em primeira mão incêndio em São Paulo
Às vezes, existe a necessidade de publicar rapidamente a informação. E esperar minutos para um vídeo entrar no ar não é muito interessante, apesar de que, no começo do projeto, o YouTube quer trabalhar com informações menos imediatistas.
Mas começaram bem, já solicitando esse feedback dos usuários – algumas idéias já começam a aparecer nos comentários.
A meu ver, terá um caminho de sucesso se eles adotarem uma postura parecida a do RadarCultura, de feedback constante com a comunidade, apontar erros e ensinar melhores formas de tirar proveito de equipamentos e do próprio YouTube.
Enfim ter uma postura quase educacional, tão negligenciada em outros projetos de ‘jornalismo participativo’.
Segundo o blog ReadWriteWeb, foi contratada uma pessoa apenas para cuidar do canal – Olivia, a 1ª gerente de notícias do YouTube.’
******************
Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.