Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Exército dos EUA lança YouTube militar

Um ano e meio depois de restringir o acesso dos soldados ao YouTube e páginas similares, o Exército americano lançou um sítio de compartilhamento de vídeos criado especialmente para eles. O TroopTube foi criado em parceria com a empresa Delve Networks, de Seattle, que desenvolveu um sistema que transcreve o som do vídeo para texto – o que promete fornecer um ótimo mecanismo de busca de vídeos.


Para publicar vídeos, os usuários devem se registrar e definir em que categoria se enquadram – forças armadas, reserva, parentes ou amigos civis. Os membros podem enviar vídeos de qualquer lugar, mas as imagens passam pelo crivo de um funcionário do Pentágono, com o objetivo de evitar violações de direitos autorais e a exposição de questões de segurança nacional.


Em maio de 2007, o Departamento de Defesa proibiu que funcionários e soldados acessassem sítios de compartilhamento de vídeo, como o YouTube, e redes sociais online, como o MySpace, por causa de preocupações com possíveis brechas na segurança. Segundo Alex Castro, executivo-chefe da Delve, o TroopTube visa a nova geração de soldados que costumam levar laptops para os acampamentos e bases militares. Informações da AP [11/11/08].