Pela segunda vez na história do jornalismo sindical brasileiro o tema relações raciais entrará na pauta de discussões do Congresso Nacional de Jornalistas organizado pela Fenaj, com apoio de uma de suas entidades sindicais. Entre os dias 5 e 8 de julho, o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais promove o encontro da Fenaj em Ouro Preto.
O primeiro momento foi em 2004, com tese conjunta entre os sindicatos de Rio, SP e RS, em que se discutia o racismo brasileiro revisitado pela mídia em geral e a lembrança de que o Brasil era signatário de diversos acordos internacionais que versam sobre o combate às discriminações. O texto da tese conjunta pode ser acessado tanto pela coluna da Cojira-Rio como pela página da Fenaj.
Sugestões
Este ano, a Fenaj abriu espaço para um grupo temático no dia 6 de julho, das 14 às 17h: jornalistas afro-descendentes. Os três núcleos (Núcleo de Comunicadores Afro-Brasileiros do RS e das Cojiras de SP e Rio de Janeiro – Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial) enviarão representantes para discutir, apresentar dados para incitar a categoria a pensar o quanto é importante rever conceitos e visões do outro, e quem sabe também articular um encontro nacional de jornalistas afro-brasileiros, um sonho a ser realizado.
Estamos produzindo material para o congresso. A idéia é incitar matérias nessa temática para chamar a atenção da grande imprensa. Conclamamos os participantes de nossas listas a enviar sugestões de pauta, dados sobre quem é quem nas redações, quem está produzindo o que com este tema. Com a contribuição de todos conseguiremos muitos e diversificados dados.
Contatos: afrojor_rj@hotmail.com
******
Coordenação da Cojira-Rio