Afirmações imprudentes, divulgadas pela rede Bom Dia, lançam dúvidas quanto à liderança do jornal Diário da Região na cidade de São José do Rio Preto e região noroeste paulista comprovada pelo IVC e Ibope.
Com referência à entrevista publicada no suplemento especial do Meio & Mensagem, Interior e Litoral de SP, de 29/5/2006, onde perguntado em que praças o jornal Bom Dia é mais bem-sucedido, o Sr. Marcos Nogueira de Sá, diretor comercial da rede Bom Dia, diz: ‘São José do Rio Preto foi a primeira e, por ora, é a mais bem-sucedida. Já batemos o concorrente em circulação, em publicidade, classificados e venda em bancas. Só não batemos ainda em assinaturas porque nosso tempo de atuação é muito curto se comparado ao deles.’
Evidentemente o entrevistado não comprova os resultados que menciona, nem tampouco cita o nome do concorrente que diz ter ‘batido’. Como sabemos, este tipo de declaração pode colocar dúvidas no mercado, assim como a prática que este grupo tem adotado de publicar na capa dos seus jornais de Bauru, Sorocaba, Jundiaí e Rio Preto a soma da tiragem de quatro jornais diferentes como sendo a tiragem de cada um.
Apenas para efeito de informação, a tiragem em 31/5/06 do Bom Dia, publicada nas capas dos quatro jornais, foi de 22.297 exemplares, distribuídos em quatro cidades, enquanto a do Diário da Região, na mesma data, fora de 22.793 exemplares. Visto também que não comprovam a circulação paga, achamos por bem destacar nossas informações para que fique em aberto a possibilidade de o entrevistado, caso queira, comparar publicamente os números que não cita em sua entrevista, mas que afirma serem suficientes para ‘bater o concorrente’.
a. O Diário da Região é auditado pelo IVC, Instituto Verificador de Circulação. Logo, os dados referentes à tiragem paga estão disponíveis nos relatórios oficiais do Instituto. Portanto, basta comparar os números do Diário da Região em agosto de 2005, mês anterior ao início das atividades do jornal Bom Dia, com a tiragem paga atual, para verificar-se o resultado da atuação do jornal Bom Dia nos números do Diário da Região. O que se constata é que a queda da tiragem é insignificante.
b. A tiragem em dias úteis é de 24.701 exemplares (IVC-Abril/2006);
c. A tiragem aos domingos é de 30.046 exemplares (IVC-Abril/2006)
d. O Diário da Região é distribuído em 97 municípios da região de São José do Rio Preto (fonte IVC);
e. O Diário da Região contrata pesquisas de mercado com o Ibope anualmente desde 1994, e tem comprovado sua liderança desde então;
f. O Diário da Região é o terceiro maior jornal do interior paulista, auditado pelo IVC (relatório IVC/abril06);
g.. O Diário da Região é o jornal mais vendido nas bancas de São José do Rio Preto, seguido pelo jornal Lance (Pesquisa Diário da Região de 14 a 20/2/06, amostra de 1872 entrevistas, distribuídas por regiões da cidade);
h. O Diário da Região tem por hábito informar ao leitor em sua capa o número de ofertas pagas constantes nos classificados. Um anúncio de linha pode conter mais de um produto e/ou serviço ofertado, e, para efeito de divulgação é considerada apenas uma oferta. A contagem dos números anunciados é rigorosamente correta;
i. O anunciante nos cadernos de noticiário não recebe gratuitamente anúncios de linha nos classificados, nem tampouco reaplicação de anúncios nos cadernos do jornal;
j. O Classificados do Diário da Região é líder de mercado entre os leitores habituais e diários de classificados. (Ibope, desde 1994 a out/2005);
k. O Diário da Região possui três prêmios Esso de Jornalismo;
l. O Diário da Região mantém há 10 anos uma equipe de executivos de negócios dirigida pelo Sr. José Tadeu Gobbi em seu escritório comercial na cidade de São Paulo, na A. Brigadeiro Faria Lima, 2.012, 11º andar, fone 3817-2100;
m. O Grupo Diário de Comunicações é líder em todas as áreas de mídia em que atua. A FM Diário é a número um em audiência há 12 anos (Ibope), a revista Vida e Arte é Top of Mind (Ibope), o Diarioweb esteve na lista de ‘Top Ten de Parceiros Terra’ quando em parceria com este provedor. Hoje possui mais de 1.000.000 de acessos mensais. A Gráfica da Região executa serviços de impressão para grandes empresas atuantes em diversos setores diferentes de mercado, tais como supermercados e eletroeletrônicos.
História
O trabalho sério de jornalismo que fazemos no Diário da Região é questão de vocação. São 55 anos dedicados ao interior de São Paulo, principalmente a Rio Preto e região. Nossos números, nossa independência e credibilidade foram conquistados passo a passo, sem mentiras, sem jamais tentar atrair o mercado publicitário de outra forma que não através de fatos e dados.
Nossa história está escrita em páginas e páginas de jornalismo, que contam, como poucos, a história do crescimento e desenvolvimento de nossa região. Todos os dados numéricos do Diário da Região estão disponíveis ou no IVC ou nas pesquisas do Ibope. Por isso, anunciar no Diário da Região é anunciar no maior jornal da região noroeste paulista.
******
Engenheiro, diretor-superintendente do Grupo Diário de Comunicação