O jornal Gazette, no estado americano de Iowa, não tem repórteres desde fevereiro. E funciona muito bem, obrigado. Na verdade, os repórteres existem, mas não da maneira tradicional. Eles ainda fazem as matérias, mas não cabe ao editor Lyle Miller, que comanda o jornal, dar ordem a eles ou lhes passar pautas.
O Gazette faz parte de um novo – e criativo – modelo jornalístico que surgiu a partir da crise na indústria jornalística. A Gazette Communications, dona do jornal; seu site,o Gazette Online; e a emissora de TV local KCRG reorganizaram todos os seus repórteres e fotógrafos para uma ‘sala de conteúdo’. A idéia é que os profissionais dos três veículos unam suas forças para produzir reportagens para todos eles.
Esta nova redação tem 70 pessoas, mas funciona como uma unidade independente. ‘Cada produto [TV, site e jornal] age como um cliente da sala de conteúdo’, diz Miller. O trabalho é tão equilibrado, afirma o editor, que ele não tem o poder de direcionar a cobertura – pode apenas sugerir os assuntos e abordagens. ‘Ainda é um experimento’, ressalta.
O editor do site, Jason Kristufek, lembra que cada veículo tem que conhecer bem o seu público para conseguir um bom conteúdo além das notícias quentes. ‘É uma questão bastante competitiva; nós temos que ter estratégias para descobrir a melhor maneira de lidar com as informações’. Perguntado se o projeto está funcionando bem, ele responde que ‘a longo prazo, deverá funcionar’. Informações de Joe Strupp [Editor & Publisher, 6/11/09].