O juiz espanhol Alfonso Perez Burrull acusou a cobertura’irresponsável’ da mídia pelas ameaças que recebeu após a derrota do time Osasuna para o Real Madri, por 3 a 1, pela Primeira Liga, no mês passado. Burrull não concedeu dois pênaltis aparentemente legítimos ao Osasuna, no estádio Berbabéu, em Madri, no dia 18/1.
O meia Juanfran, envolvido nos dois incidentes, recebeu cartão amarelo após reclamar do primeiro pênalti não dado e, ao protestar do segundo, foi expulso da partida.’A pessoa que me mandou mensagens ameaçadoras disse ter lido e ouvido na mídia que eu roubei o jogo’, contou o juiz.’Se tivesse lido que o que aconteceu foi um engano, não teria me mandado as mensagens. A mídia alega que quer combater a violência, mas e os juízes? Fazemos parte de um dos espetáculos mais vistos do país e ainda assim somos insultados todo fim de semana’.
A federação de futebol espanhola admitiu que Perez Burrull cometeu um erro e cancelou o segundo cartão amarelo de Juanfran. O apelo do Osasuna para que o primeiro também fosse cancelado foi negado. Informações de Mark Elkington [Reuters, 5/2/09].