A New York Times Company divulgou na semana passada seus resultados para o quarto trimestre de 2009. A empresa teve lucro líquido de 90,9 milhões de dólares – contra 27,6 milhões no mesmo período do ano anterior. O desempenho levou ao lucro total de 19,9 milhões de dólares em 2009, em comparação a perdas de 57,8 milhões em 2008.
Os resultados da New York Times Company se assemelham aos de outras grandes editoras de jornais americanas que optaram pela mesma estratégia de redução de custos para amenizar a perda da receita publicitária – que deve continuar no primeiro trimestre de 2010.
Segundo Janet L. Robinson, presidente da companhia, foram cortados 475 milhões de dólares, ou 17,1%, em custos no ano passado, ‘com foco no aumento da produtividade e da eficiência’. Entre as medidas tomadas pela Times Company, houve o fechamento de uma subsidiária de distribuição, a diminuição dos salários e benefícios de um grande número de funcionários e a eliminação de centenas de empregos. A empresa tenta ainda, há mais de um ano, vender sua parte na New England Sports Ventures, dona do time de beisebol Boston Red Sox. O diário New York Times anunciou recentemente o projeto de cobrar pelo conteúdo de seu site a partir do próximo ano. Informações de Richard Pérez-Peña [The New York Times, 11/2/10].
RODAPÉ