Depois de ter, para muitos críticos americanos, ultrapassado o limite da publicidade, ao colocar, em março, uma foto gigante do Chapeleiro Maluco, personagem interpretado pelo ator Johnny Depp no longa Alice no País das Maravilhas, ocupando toda sua capa, o Los Angeles Times reinventa-se mais uma vez em nome do aumento da receita publicitária. Agora, a novidade é no seu site. O diário anunciou que começará a vender links patrocinados em determinadas matérias e posts de blog, noticiam Stephanie Clifford [New York Times, 27/4/10] e Editor&Publisher [27/4/10].
Em memorando à equipe, o editor Russ Stanton disse que links de sites como Amazon e TicketNetwork ‘servirão tanto quanto um serviço ao leitor como uma oportunidade de lucro para o jornal’. ‘Durante a fase de teste, os links serão colocados por um produtor de e-commerce no Chicago Tribune, onde o programa está em funcionamento há seis meses. A cada manhã, serão revistos os temas já pré-acordados para que os links sejam acrescentados’, explicou Stanton.
Os links serão da cor verde e terão duas linhas, para serem diferenciados dos links editoriais, em azul, e não serão colocados, neste momento de testes, em colunas ou notícias de última hora. Todo conteúdo com link conterá, ainda, um aviso que alertará ao internauta que se ele clicar no link verde, será encaminhado para um site de terceiros, não operados pelo Los Angeles Times