Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Gigante de buscas anuncia loja de livros digitais

Até o início de julho, será possível comprar livros digitais do Google, noticiam Jessica E. Vascellaro e Jeffrey A. Trachtenberg [Wall Street Journal, 4/5/10]. A gigante de buscas vem, há anos, planejando a distribuição de livros online. O novo serviço será chamado de Google Editions e não agradou nada à Amazon, dona do leitor eletrônico Kindle; Barnes&Nobles, dona do Nook; e Apple, que lançou há um mês o tablet iPad. O diferencial do Google será a possibilidade de os usuários acessarem os livros do Google Editions de vários sites e diversos aparelhos, e não apenas de e-readers específicos, como acontece com os rivais. Após comprado, o livro ficaria armazenado na ‘nuvem digital’, podendo ser acessado de qualquer aparelho conectado à internet.


Chris Palma, gerente de desenvolvimento de estratégias e parcerias da companhia, anunciou os planos do Google esta semana, explicando que internautas poderão comprar cópias digitais dos livros que encontrarem no serviço de buscas de livros, o Google Book Search. Além disso, livrarias e editoras poderão vender Google Editions em seus próprios sites, em troca do compartilhamento de lucros.


O Google ainda está decidindo se irá seguir o modelo no qual editoras estabelecem o preço de venda ou se a própria empresa irá estabelecer o valor. Editoras ainda não se pronunciaram publicamente sobre a iniciativa.