PANAMERICANO
Silvio põe no SBT mensagem para tranquilizar clientes
Silvio Santos colocou no ar, nos intervalos da programação do SBT, uma mensagem para tranquilizar seus telespectadores e clientes do banco PanAmericano e do Baú da Felicidade. A Folha apurou que a mensagem foi escrita a mão pelo próprio Silvio Santos, sem nenhuma assessoria.
De forma simples e direta, a nota explica que o banco fez o empréstimo de R$ 2,5 bilhões e deu como garantia as empresas do grupo. Conclui falando que ninguém será prejudicado e que as pessoas podem confiar no grupo.
A amigos Silvio Santos tem confidenciado que não vai deixar sua biografia ser manchada dessa forma. E que pretende botar na cadeia os responsáveis pela fraude no PanAmericano.
PROFISSIONALIZAÇÃO
Na cúpula do SBT, a crise está sendo tratada como uma oportunidade de profissionalizar a gestão, livrando a emissora de diversos parentes que ocupam cargos sem nenhuma qualificação.
Também há ordens para a contenção de despesas. Depois de reduzir salários, Silvio agora veta viagens das equipes dos programas.
Algumas emissoras afiliadas já começam a cogitar a possibilidade de tentar mudar para outras redes, se a crise se agravar.
Apesar disso, o mercado publicitário aposta na força da imagem de Silvio. E acha que sua atitude diante da crise, inclusive o fato de ter dado entrevista à Folha, tem sido positiva para acalmar os ânimos de anunciantes.
‘A atitude dele, intuitivamente, pode ter colaborado para aumentar a afetividade da opinião pública’, avalia o publicitário Washington Olivetto.
ARGENTINA
O Grupo Clarín, que controla os principais meios de comunicação da Argentina, apresentou um crescimento de 96% no lucro líquido acumulado até setembro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2009.
O índice não leva em conta a inflação, em torno de 25% em 2010.
O conglomerado midiático vem enfrentando uma guerra desde 2008 contra o governo de Cristina Kirchner, que tenta desmembrá-lo com uma nova legislação para o setor audiovisual.
Conforme balanço apresentado anteontem à Bolsa de Comércio de Buenos Aires, o Clarín alcançou um lucro líquido de US$ 96 milhões nos três primeiros trimestres.
Apenas no terceiro trimestre, o aumento foi de 29,6%, em comparação ao último ano, segundo divulgou ontem o jornal ‘Valor Econômico’. O grupo também teve alta no faturamento, nas margens de lucro e no patrimônio líquido, que alcançou US$ 800 milhões.
MEMÓRIAS
O ex-presidente dos EUA George W. Bush (2001-2009) teria cometido plágio no seu livro de memórias ‘Decision Points’ (Momentos Decisivos), lançado na última terça-feira, afirma o site Huffington Post.
Segundo o site, Bush utilizou trechos de livros de memórias de subordinados – os quais ele reproduziu usando as mesmas palavras, como se fossem suas próprias.
Uma dessas passagens refere-se à posse do presidente afegão, Hamid Karzai.
‘Quando Karzai chegou a Cabul para a sua posse, em 22 de dezembro, […] vários líderes da Otan estavam cercados de guarda-costas […]. Quando ele chegou sozinho […], um estupefato líder tadjique perguntou onde estariam os seus seguranças. Karzai, então, teria respondido: ‘Porque, general, vocês são meus homens’.’
No entanto, Bush não pode ter testemunhado a cena, já que não compareceu à posse.
Em outro episódio, Bush descreve um comentário feito por seu rival John McCain.
‘Ele [McCain] havia defendido, por muito tempo, o envio de mais soldados ao Iraque, mas apoiou a nova estratégia [do governo] por completo. ‘Não posso garantir sucesso. Mas posso garantir fracasso se não adotarmos essa nova estratégia’, diz o livro de Bush, citando McCain.
O senador não teria dito isso a Bush, como o livro dá a entender, mas a um grupo de jornalistas. O trecho citado consta de reportagem do ‘Washington Post’, segundo o site.
EUA
A revista americana ‘Newsweek’ anunciou ontem a união com o site informativo The Daily Beast, do grupo de internet IAC, para formar uma empresa associada que será chefiada pela jornalista Tina Brown.
A nova sociedade se chama The Newsweek Daily Beast Company e terá como presidente-executivo do conselho administrativo o milionário Sidney Harman, que comprou a revista ‘Newsweek’ do ‘Washington Post’.
‘Em um período que podemos chamar de difícil, essa fusão combina idealmente uma autoridade do jornalismo com o talento de um site na internet brilhante e impertinente’, disse Harman em um comunicado sobre o negócio, no qual cada companhia terá a metade de cada empresa.
O site The Daily Beast, lançado em 2008, combina informações, blogs e contribuições de escritores conhecidos.
PUBLICIDADE
Totalcom compra agência de publicidade na Argentina
Um dos últimos grupos de publicidade brasileiros a permanecer em mãos brasileiras -o outro é o ABC, de Nizan Guanaes-, o grupo Totalcom está em fase de ganhar musculatura.
Nesta semana, adquiriu mais uma agência de publicidade na Argentina, a Brandes. Eduardo Fischer, 53, presidente do grupo, não revela valores, mas diz que, com a aquisição, sua filial argentina terá um aumento de receita de 46%.
É a segunda aquisição da Fischer Argentina, fundada em 2002. A primeira foi a Smash, adquirida há dois anos. ‘Em épocas de crise você consegue encontrar bons negócios’, diz o publicitário. ‘Mas o mercado argentino está voltando a crescer.’
Para 2011, o grupo pretende consolidar os negócios internacionais (Portugal e Angola, além da Argentina), mas, em termos de novas aquisições, o foco é o Brasil. ‘O Brasil é ‘the country to be’ [o país para estar].’
O grupo tem como principal agência a Fischer+Fala! e pretende aumentar sua presença na área de eventos, de olho na Copa do Mundo.
Outro foco é o entretenimento. O grupo entrou nessa área com o festival de música SWU, realizado em outubro em uma fazenda em Itu.
Além de uma segunda edição do SWU, Fischer mira aquisições nessa área.
Com o crescente interesse dos estrangeiros pelo mercado brasileiro de publicidade, Fischer não descarta a possibilidade de arrumar novos sócios. ‘Está ficando cada vez mais interessante ouvir propostas e estou aberto. Mas até agora nenhum canto da sereia me encantou.’
Neste ano, os estrangeiros fizeram aquisições importantes. A McCann Erickson se associou à W/, de Washington Olivetto, e o grupo Publicis, à Talent, de Julio Ribeiro.
‘Um parceiro capitalizado pode acelerar um projeto de expansão. Mas não precisa ser [um parceiro] estratégico. Pode ser um ‘private placement’, que é um capitalização fechada feita por um grupo fechado de investidores’, afirma.
Segundo Fischer, o grupo Totalcom deve registrar uma receita líquida de US$ 100 milhões neste ano, alta de 20%. O publicitário pretende encerrar 2013 com o dobro do tamanho que tem hoje.
TELEVISÃO
Discovery mostra ‘tropa de elite’ da segurança para 2014
O canal pago Discovery exibe no próximo dia 21, um domingo, o documentário ‘Rio de Janeiro: Segurança em Jogo’.
O filme mostra bastidores da preparação policial do Brasil e, em especial, do Rio, para a recepção dos jogos da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
Durante seis meses, equipes do Discovery e da produtora Mixer entrevistaram especialistas em segurança e ouviram oficiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais).
Também sobrevoaram favelas, subiram morros e filmaram a nova tecnologia de combate ao crime -seja o organizado, como o tráfico e os grupos terroristas, seja o desorganizado (como uma eventual turba de torcedores bêbados e valentões).
Com cerca de uma hora de duração, o filme mostra a preparação das forças policiais nas fronteiras do Estado fluminense e a equipe que deverá proteger a capital carioca de um eventual atentado terrorista.
‘Até 2016, o Rio tem de se pensar como vítima potencial de um atentado internacional’, afirma Paulo Storani, fonte de pesquisas do programa, ex-capitão do Bope e mestre em antropologia.
Foi Storani o responsável pelo treinamento físico do personagem de Wagner Moura e de outros atores dos filmes ‘Tropa de Elite’.
CORRUPÇÃO
Por outro lado, o documentário tem como ponto fraco a abordagem superficial sobre um dos pontos-chave do assunto: os riscos que os R$ 3 bilhões, previstos para serem investidos na segurança do Rio nos próximos quatro anos, correm ao serem investidos num Estado conhecido pela corrupção policial e política endêmicas.
Com a proximidade dos dois eventos esportivos mundiais mais a quantidade de problemas e desafios sociais que o Rio tem de enfrentar até 2016, é bem provável que o Discovery faça novas sequências de ‘Segurança em Jogo’ até 2016.
Aliás, o país parece ter entrado de vez na agenda do canal, que prepara (em sigilo) mais três documentários. ‘Serão temas exclusivamente brasileiros’, informa, lacônica, a assessoria do canal.
NA TV
Rio de Janeiro: Segurança em Jogo
Estreia do documentário
QUANDO domingo, dia 21/11, às 21h, no Discovery
CLASSIFICAÇÃO não informada
LIVROS
O jornal norte-americano ‘New York Times’ anunciou que vai passar a divulgar lista de ‘e-books’ mais vendidos, de ficção e não ficção, nos Estados Unidos a partir do início do ano que vem. A decisão segue o aumento da popularidade da plataforma eletrônica para a leitura de livros.
******************
Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.