Jornalistas paquistaneses receberam permissão para carregar armas pequenas, para autoproteção, depois do assassinato do correspondente Syed Saleem Shahzad, que trabalhava para uma organização de mídia italiana, noticia o The Hindu [1/6/11]. A decisão foi criticada pelo presidente da União Federal de Jornalistas do Paquistão, Afzal Butt. “É responsabilidade do governo nos proteger. Somos repórteres, não soldados”, disse. Amigos de Shahzad acusaram a agência de inteligência do país pela morte dele, após um artigo sobre o ataque da al-Qaeda no dia 22/5 a uma base naval em Karachi. Ele argumentou que o incidente ocorreu depois de negociações com a Marinha para liberar funcionários suspeitos de ter contatos com a organização terrorista terem falhado. No ataque, quatro homens armados mataram 10 funcionários da segurança e explodiram duas aeronaves de vigilância.
Receita publicitária trimestral dos jornais nos EUA é a menor em 27 anos
As receitas publicitárias de jornais americanos caíram 7% durante os primeiros três meses do ano, o que deixou a receita trimestral da indústria jornalística no menor nível dos últimos 27 anos. A receita publicitária do impresso e do online totalizou US$ 5,6 bilhão no primeiro trimestre – no ano anterior, o valor registrado foi de US$ 6 bi. No primeiro trimestre de 1984, este número foi de US$ 5,2 bi. Já em 2005, foi de US$ 14,3 bi. A receita publicitária online, no entanto, aumentou 11%, para US$ 808 milhões – mas não é suficiente para compensar as perdas do impresso. Informações do Washington Post [1/6/11].