Mais de 25 anos após a criação do sufixo de internet “.com”, a agência responsável pelos endereços na web decidiu afrouxar suas regras e permitir novos sufixos – sufixos temáticos, digamos. Nas novas diretrizes aprovadas na semana passada, os sufixos de internet poderão ter relação com marcas ou partidos políticos, entre inúmeras possibilidades. Desta forma, a Apple poderá registrar endereços com o sufixo “.ipad”, enquanto grupos em defesa do meio ambiente poderão criar alguns com “.eco”. Enfim, é a maior mudança no sistema de endereços na rede desde sua criação, em 1984.
Hoje, mais de 300 sufixos estão disponíveis, mas apenas alguns, como o “.com” e o “.net”, podem ser usados mundialmente. “Este é o começo de uma fase totalmente nova para a internet”, ressalta Peter Dengate Thrush, presidente da companhia sem fins lucrativos Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann, na sigla em inglês), com sede na California.
O preço por um novo sufixo personalizado, no entanto, será salgado: 185 mil dólares só para pedi-lo e 25 mil dólares por ano para mantê-lo. Normalmente, custa cerca de 10 dólares por ano para manter um site pessoal com um sufixo como o “.com”. Segundo a Icann, os custos com a criação e programação de novos sufixos são altos – por isso os preços nada convidativos. Informações da AP [20/6/11].