Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Repórter do Guardian vai escrever livro sobre escândalo

O jornalista Nick Davies, repórter do jornal britânico The Guardian que passou os últimos anos investigando as alegações de grampos telefônicos ilegais na News Corporation, fechou acordo com a editora Faber and Faber para escrever um livro sobre o escândalo que abalou o império de mídia de Rupert Murdoch.

O Guardian, primeiro veículo a divulgar as denúncias contra o News of the World no início de julho, destacou-se na cobertura do caso. Davies cobre extensivamente a história, que é antiga. Em 2007, um jornalista do tabloide da News International, empresa que pertence ao grupo de Murdoch, e um detetive particular que grampearam telefones de pessoas ligadas aos príncipes William e Harry foram condenados a alguns meses de cadeia. Celebridades como a atriz Sienna Miller entraram com processos contra o jornal ao ver detalhes de suas vidas privadas estampados em suas páginas.

O auge do escândalo ocorreu, no entanto, no início do mês, quando foi divulgada a informação de que, em 2002, mensagens da caixa postal de uma adolescente assassinada haviam sido apagadas a mando do jornal. Desde então, descobriu-se que pelo menos quatro mil pessoas foram vítimas de grampos telefônicos. O News of the World, que existia há 168 anos, foi fechado, e 10 pessoas – entre elas Andy Coulson, ex-porta-voz do premiê britânico, e Rebekah Brooks, ex-executiva chefe da News International, ambos ex-editores do tabloide – foram detidas.

O livro do repórter será publicado em 2012 e se chamará Hack Attack. Davies também é autor do livro Flat Earth News, lançado em 2008, sobre mentiras e distorções na mídia. Com informações da AP [26/7/11].