A democratização da comunicação é um tema que está na agenda de muitas nações. Países em desenvolvimento e em fase de transição também têm acesso a ações que buscam tornar a comunicação um bem de todos. A Unesco, entidade reconhecida mundialmente, possui, em sua linha de atuação, o Programa Internacional pelo Desenvolvimento da Comunicação (IPDC).
Composto por estados membros representativos da Unesco, o Conselho Intergovernamental do Departamento do IPDC terá seu 51º encontro em março. Com o objetivo de apresentar e discutir a situação do programa, como finanças, por exemplo, e angariar fundos para os próximos projetos, o evento se realizará de 27 a 29 de março, em Paris.
Segundo informações presentes no website da entidade, o IPDC é o único fórum multilateral das Nações Unidas que se propõe a mobilizar a comunidade internacional em prol da discussão quanto ao progresso da mídia em países em desenvolvimento.
Propostas de projetos
Lançado há 25 anos, o IPDC tem como meta promover a independência e o pluralismo da mídia, a modernização das agências regionais de notícias, assim como o desenvolvimento de toda a comunidade midiática. Na concretização desses propósitos e ainda na capacitação de profissionais da comunicação, o Programa já investiu U$ 90 milhões em mil projetos, distribuídos em 139 países, como Afeganistão, Índia, Etiópia, Uzbequistão e Brasil.
Com projetos espalhados pelos seis continentes, o IPDC é mantido por meio de contribuições de diversos países. Organizações midiáticas e comunitárias, instituições de ensino, associações de jornalistas e agências podem sugerir propostas de projetos para o programa. As sugestões serão analisadas por conselheiros da Unesco.
******
Da Redação FNDC