Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornal Nacional cria bodes expiatórios

O Jornal Nacional da Rede Globo, ao noticiar a troca dos comandantes das Forças Armadas, novamente inseriu palavras que não são dos controladores de tráfego aéreo (denominação oficial e correta, por favor). Comunicado da Federação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo (Febracta) repudiou qualquer informação que dissesse que estaríamos planejando boicote às festas de Carnaval e inserir o país em novo caos. A matéria dizia o contrário, mas que chegou-se a um consenso de não confrontar as autoridades. Ridículo como caem na contra-informação da Inteligência da FAB. Somos altamente manipulados por esses estrategistas de plantão.


Ao mesmo tempo, um colega CTA do Controle de Aproximação de Salvador (APP-SV) – que é o órgão de contato com as aeronaves que confluem no espaço aéreo para o pouso e simultaneamente com as aeronaves que decolam, portanto um espaço aéreo denso – foi transferido. E daí? Daí que o suboficial tem mais de 20 anos de experiência no ATC brasileiro e uns tantos no APP-SV. Se está faltando gente, por que transferi-lo para o administrativo da BASV em data tão precedente ao Carnaval – da Bahia, não é qualquer lugarzinho sem expressão! – sendo que ainda há por lá dois estagiários, três comissionados de outro APP que precisam aprender o ofício que é exclusivo de cada órgão de controle e precisa-se de muita especificidade?


Notícia plantada


Não há o que discutir em relação a qualquer punição que queiram imputar ao colega por causa de advogar abertamente a Reestruturação do Cenário do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (Rcctab) conforme exposto pelos representantes do SNEA (Marco Antonio Bologna), da ABAG (Adalberto Febeliano), da Infraero (brigadeiro José Carlos Pereira) e da Febracta/SNTPV (José Carlos Botelho) dentro do GTI.


Mas, em nome da segurança de vôo, prescindir num momento como este, de Carnaval fervente em Salvador e aumento de tráfego no espaço aéreo, de um controlador de tráfego aéreo extremamente qualificado par lidar com as falhas de radar, as panes ou interferências nas rádio-comunicações, proficiente até onde pode na língua inglesa e conhecedor dos problemas e soluções da região de controle da orla bahiana é atentar contra a vida humana tanto quanto um ataque terrorista pode fazê-lo tão bem.


Na iminência de um acidente em área tão populosa, mais uma vez recairá sobre os ombros dos controladores de tráfego aéreo o ônus das mortes, a desconfiança internacional de que o espaço aéreo brasileiro não é seguro, as retaliações das companhias aéreas em evitar vôos em nossa área, a falta de confiança dos que prestam o serviço ATC em si próprios, a comoção nacional e etc. etc. etc. que vocês podem imaginar, tudo por causa da sanha vingativa de oficiais comandantes intermediários.


A matéria da Rede Globo e muitas outras espalhadas por aí em outros veículos de informação não contribuem em nada para uma melhoria desta situação na medida em que publicam a notícia plantada e as denominações específicas são as que mais gostam e não as corretas (controlador de vôo, aeroporto de Cumbica, MEC entre outras, mas a Globo, por exemplo, já não chama o Galeão por esse nome: por que será? Querem tirar os vôos internacionais de São Paulo e transferi-los para o Rio de Janeiro em tentativa de revitalizar o Rio e os cofres da Platinada em decorrência. Nada contra, mas denegrir com sutilezas fonéticas é a especialidade dela).


Angústia e repúdio


Não há prevenção de acidentes aeronáuticos que vença essa mesquinharia de certos oficiais da FAB, eles próprios elos-SIPAER, ou seja, elos de uma corrente chamada Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos e ‘a corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco’.


Tornam-na mais fraca ainda com a retirada estratégica do suboficial do APP-SV.


É lastimável e não podemos fazer nada, a não ser confiar que a imprensa cumprirá o seu papel democrático corretamente.


Ficam expressos, então, o meu repúdio, a minha angústia, o meu alerta, minhas desculpas e meu obrigado pela oportunidade e, talvez, por levarem a sério este assunto.

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Controlador de tráfego aéreo, São Paulo, SP