As redes sociais vão gerar uma receita global de US$ 16,9 bilhões neste ano, segundo estudo divulgado pela empresa de pesquisas Gartner. A cifra representa um crescimento de 43,1% na comparação com 2011, quando o segmento movimentou US$ 11,8 bilhões. A venda de publicidade continuará a ser a principal fonte de receita para as redes sociais, respondendo por um total de US$ 8,8 bilhões neste ano, segundo o Gartner. Os jogos sociais vão representar um faturamento de US$ 6,2 bilhões em 2012, enquanto as receitas com assinaturas somarão US$ 278 milhões.
“O uso das mídias sociais online amadureceu e mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo vão usar as redes sociais neste ano”, disse Neha Gupta, analista sênior de pesquisas do Gartner. “Embora o número de usuários de mídias sociais seja grande, esse mercado ainda está em seus estágios iniciais sob a perspectiva de receitas.”
Os departamentos de marketing das empresas estão destinando um alto volume de seus orçamentos de publicidade para as redes sociais, observou o Gartner. Isso se deve, em grande parte, à capacidade desses sites em identificar hábitos e preferências dos consumidores. “As redes sociais devem desenvolver tecnologias de análise de dados para fornecer aos departamentos de marketing um retrato mais apurado desses consumidores”, afirmou Gupta.
***
[Moacir Drska, do Valor Econômico]