Sobre esse discurso da oposição contra o ‘aumento’ de impostos que o governo Lula tinha ‘prometido que não faria’, comecei a pesquisar na internet e cheguei a uma conclusão impressionante: em cinco anos de governo Lula, a grande imprensa, nos debates entre governo e oposição, adotou, nada mais, nada menos do que todas, absolutamente todas, as teses da oposição tucano-pefelê.
Não consegui encontrar uma só questão polêmica, que dividisse governo e oposição, na qual algum grande veículo de comunicação tenha encampado as teses governistas. Economia, saúde, educação, diplomacia… Seja qual for a questão, basta comparar o discurso oposicionista com o discurso midiático e se verá que a mídia, no governo Lula, tornou-se mera divulgadora das teses oposicionistas.
Até em teses e políticas governamentais que eram caras à oposição, a parte da mídia que era cem por cento alinhada ao governo FHC adotou o discurso oposicionista. Superávit primário? Política cambial? Política monetária? Tudo, absolutamente tudo que a oposição diz hoje, com cinismo atroz, é repetido pela mídia.
Desafio, pois, qualquer meio de comunicação a dizer em que assunto, durante os últimos cinco anos, ele ficou ao lado do governo, em que assunto fez campanhas, por meio de editoriais, artigos e notícias, a favor de alguma coisa que o governo fez e do que a oposição discordou. Todas as vezes em que a mídia deu de barato que alguma medida do atual governo era coerente foi porque essa medida foi tomada pela oposição quando estava no poder.
E depois os penas-pagas da mídia não querem que se diga que escrevem por encomenda.
******
Comerciante, coordenador do Movimento dos Sem Mídia, São Paulo, SP; http://edu.guim.blog.uol.com.br