Um dia após o USA Today ter inaugurado sua nova edição, a comunidade de design estava agitada com a nova “cara” do jornal e perplexa com os círculos bem visíveis que aparecem ao alto, no canto esquerdo de cada seção.
“É uma confusão”, disse Steven Heller, copresidente do programa de design da Faculdade de Artes Visuais em Nova York. “É uma mistura de uma porção de elementos que obriga a olhar de maneira atravessada, em vez de focar numa única coisa.” Mas ele deu crédito ao USA Today por tentar inovar. “Pode ser o último suspiro do que é um jornal ou o que é o próximo estágio dos jornais”, disse Heller, que escreve a coluna “Visual” para o New York Times Book Review. “Dou-lhes um pouco de crédito por terem feito a tentativa.”
Roger Black, diretor de arte que trabalhou no design original do website do USA Today disse que sentia falta da antiga fonte do jornal e chamou os círculos nos cantos de cada seção “um pouco esquisitos” e semelhantes à bandeira japonesa.
Comunicados emitidos pela empresa Gannett, proprietária da USA Today, chamaram mais atenção para o círculo, ou bola, com frases que, sem dúvida, serão destacadas e dissecadas no reino das mídias sociais. Em nota aos empregados publicada por Jim Romenesko, principal autoridade de marketing da Gannett, Maryam Banikarim compartilhava uma mensagem de Sam Ward, o artista e ilustrador do USA Today que estava por trás do novo design da bola. “Afinal, o que são as nossas bolas? Bom, elas são o que quisermos que sejam. Acho que as nossas bolas são símbolos de quem somos e para onde nos dirigimos. É claro que os nossos concorrentes vão dar gargalhadas. Deixem-nos rir até não conseguirem respirar.” Informações de Christine Haughney e David Carr [New York Times, 15/9/12].