Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

A novela 2.0

Nunca uma novela apareceu tanto na internet. É só começar a abertura com a versão brasileira de “Danza kuduro” que o Twitter é tomado por um mar de “oi oi ois”. Até alguém “congelar” na imagem final do capítulo, poucos arriscam outro assunto na timeline . A graça não é só ver, mas também comentar os capítulos, em tempo real.

Se Avenida Brasil beirou os 50 pontos no Ibope nesta semana, na internet não é diferente. Segundo o site YouPix, são mais de 20 mil check-ins no Get Glue, o Foursquare da TV, e um aumento de 3.000% na procura pelo título do novelão no Google. Além de toda a repercussão, a trama gerou memes que entraram para a História. Pelo menos para a história recente dos memes.

“Oi oi oi”

A hashtag #oioioi tem mais de 1.300 citações diárias, segundo o site Topsy.

Gifs de Carminha

Quem usa o Tumblr sabe que os gifs de Carminha não param de ser criados na rede. O site Papel Pop fez uma seleção com os 20 melhores, geralmente com a vilã fazendo caretas ou falando suas frases más. Carminha, aliás, é a vilã mais careteira da teledramaturgia. Merece ser eternizada em gifs. (http://bit.ly/NuCAsv)

“É tudo culpa da Rita”

O bordão da vilã Carminha serve para tudo na vida. Experimente.

Avatares congelados

No dia do centésimo capítulo, alguns dos tuiteiros mais engraçados apareceram com suas fotos sobre o fundo de bolinhas coloridas que encerra a novela, em uma espécie de flash mob digital que foi parar nos Trending Topics. A turma se inspirou em foto postada, dias antes, no Twitter, pelo jornalista William Bonner. O hype foi tanto que o site da novela criou um aplicativo para que os espectadores fizessem seu avatar congelado. Hoje, há uma proliferação de Tumblrs do tipo, como Congela Avenida Brasil e Avenida Brasindie. Uma mania nacional. (http://congelaavenidabrasil.tumblr.com/ ) (http://avenidabrasindie.tumblr.com/)

“Me serve, vadia”

O capítulo em que a “mocinha” cortava o cabelo de Carminha e a fazia de empregada, dizendo “Me serve, vadia”, foi meme imediato. O cartaz “Keep Calm and me serve vadia” correu a web, e a fala virou até funk nas mãos do DJ Masa, com quase 50 mil plays no Soundcloud. (http://bit.ly/PTjTo0)

Chamar de amendoim

Zezé, a empregada da mansão de Tufão, é amada na rede, num “nível Carminha de aprovação”. Sua paródia da música do Aviões do Forró que é trilha da novela, “Eu quero ver tu me chamar de amendoim”, virou arroz de festa das timelines e ganhou versão funk e também dance, esta última do Las Bibas from Viscaya. O que poucos sabem é que a cena é uma piada interna da equipe da novela, sobre um assistente de direção que não consegue decorar o sobrenome do diretor José Luiz Villamarim e só o chama de Amendoim. (http://bit.ly/VR2X5s) (http://bit.ly/Psa78Y) (http://bit.ly/RPYpsI)

Faltou pen drive

O furo tecnológico da vingança de Nina virou até anúncio publicitário. Não faltou gente criando Tumblrs com as fotos comprometedoras de Carminha e Max, salvando as imagens com o nome Valendo2.zip. No Facebook, a proposta era compartilhar as fotos pela internet para que elas chegassem, enfim, ao traído Tufão. Pura fanfarronice 2.0. (http://fotosmaxcarminhavalendo2.tumblr.com/)