Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Viúva responde a depoimento de terrorista

A jornalista Mariane Pearl, viúva do repórter americano Daniel Pearl, reagiu com ‘esperança’ ao depoimento do terrorista Khalid Sheikh Mohammed, que afirma ter sido o responsável pelo assassinato de seu marido. ‘Quanto mais pessoas como Khalid Sheikh Mohammed espalham o medo, mais fico determinada a resistir e a celebrar os valores de humanidade e dignidade’, disse Mariane. ‘A única maneira de enfrentar o terrorismo é exercendo autocontrole sobre os sentimentos naturais de horror que declarações como esta provocam.’


Mente do terror


Na semana passada, o Pentágono divulgou uma transcrição de um depoimento de Mohammed no qual o terrorista paquistanês afirma ter participado do planejamento de pelo menos 31 ataques em diferentes países, entre eles os atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA. Entre as idéias não concretizadas da al-Qaida, ele declarou ter planejado a morte de líderes como o papa João Paulo II e o então presidente americano Bill Clinton.


Daniel Pearl, que trabalhava para o Wall Street Journal, foi seqüestrado e assassinado no Paquistão, no início de 2002. Ele apurava informações sobre militância islâmica. ‘Eu decapitei com minha abençoada mão direita a cabeça do judeu americano Daniel Pearl na cidade de Karachi, Paquistão’, teria afirmado Mohammed. Após a divulgação do depoimento, analistas sugeriram que ele pode estar exagerando sua importância dentro do grupo terrorista. Informações da Reuters [16/3/07].