Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

O jornalismo nosso de cada dia

No decorrer desses dias tão acelerados e com a velocidade cada vez maior da produção de informações, nos perdemos e acabamos não as passando pelo processo de análise e apropriação e, principalmente, a compreensão da forma e com que intenções a informação é produzida e veiculada nos meios de comunicação. Lembro-me do tempo em que os jornais impressos possuíam matérias detalhadas nas quais, independentemente do conteúdo e da intenção de quem a escreveu, enxergávamos que havia por detrás uma pesquisa robusta para construção do texto, da informação que seria passada ao leitor.

Esse tempo parece que ficou para trás…

Dia desses, na edição online da Folha de S.Paulo, lia na coluna de Mônica Bergamo sobre um comediante que tinha sido processado e condenado a pagar uma indenização por um comentário que fizera. O que me surpreendeu foi o fato que a notícia era simples citação de uma postagem do próprio comediante feita numa rede social.

Esse fato repetiu-se no fim de 2012 por duas vezes em outros portais de notícias em que as matérias consistiam da veiculação de fotos postadas em outra rede social: de uma jogadora de vôlei curtindo as férias (ver aqui) e de um jogador de futebol que estava retornando ao país para jogar num clube (aqui).

A essência da informação

Esses acontecimentos intercalaram-se com o meu acompanhamento do seriado The Newsroom, produzido pela HBO, ficção que mostra os bastidores do programa News Night, exibido pela emissora a cabo de notícias Atlantis Cable News (ACN), comandado por Will McAvoy (Jeff Daniels) e pela produtora executiva Mackenzie McHale (Emily Mortimer).

O noticiário cita vários casos verídicos e recentes acontecidos nos EUA e no mundo, quando o âncora e sua equipe tentam colocá-los no ar, mesmo enfrentando vários obstáculos pessoais, comerciais e corporativos. Nos bastidores do noticiário podemos observar a busca pela informação para produzir outra, que seja robusta e que faça com que quem a está recebendo tenha substância para formar seu próprio juízo de valor sobre os fatos.

A série The Newsroom e as notícias produzidas nos jornais, principalmente nas suas edições online, geram um questionamento: é tão fácil produzir um conteúdo de cunho jornalístico ou a capacidade de nossos produtores de informação liquefez-se ao sabor das facilidades da internet? Podemos considerar uma informação que tenha valor jornalístico um print dado em um perfil nas redes sociais de alguma “celebridade” e veiculado no portal de notícias?

Uma rápida comparação entre o processo de produção da informação na redação do fictício noticiário de The Newsroom e os métodos utilizados por portais jornalísticos nos faz pensar que o tempo acelerado que roda o nosso dia fez o jornalismo perder muito, ao deixar de lado seu princípio investigativo para veicular a informação em primeiro lugar, fragmentando-a e pasteurizando-a, custando à informação a perda da sua essência: a capacidade de nos oferecer pontos de vista e substância para formação de opinião.

***

[Jadilson Rodrigues é estudante, Salvador, BA]