O editor da revista norte-americana Esquire, Alex Bilmes, admitiu que a revista utiliza fotos de mulheres “ornamentais” para seus leitores masculinos “do mesmo jeito que publicamos fotos de carros”. Bilmes disse que a política da revista é “mais honesta” que a da indústria de revistas femininas, que segundo ele perpetua imagens negativas das mulheres.
“As mulheres que mostramos em nossa revista são ornamentais”, afirmou o editor em um painel da Semana de Publicidade Europeia em Londres. “Eu poderia mentir se você quisesse e falaria que estamos interessados nos cérebros delas. Não estamos. Elas são objetificadas”.
Bilmes disse ainda que homens “veem mulheres em 3D” em diferentes situações, “mas em certos momentos nós gostamos de vê-las sexy”. “A Esquire publica fotos de mulheres do mesmo jeito que publicamos fotos de carros”, completou. “É ornamental. Revistas femininas fazem o mesmo”.
Mulheres “mais velhas”
Segundo ele, a Esquire é “menos rígida” em seu retrato de mulheres do que as revistas femininas. “Nós somos etnicamente mais diversificados, menos rígidos com o peso. Em revistas de moda as mulheres são muito mais magras. Nós temos mulheres mais velhas – não tão velhas, mas com 40 anos”.
Bilmes citou a atriz Cameron Diaz, de 40 anos, como uma “mulher mais velha” que foi recentemente capa da revista. “A maior parte das revistas femininas não colocaria mulheres mais velhas em suas capas”. Para ele, as revistas femininas e os anúncios publicitários voltados às mulheres são os principais responsáveis por perpetuar estereótipos e imagens femininas negativas.