Leia abaixo os textos de terça-feira selecionados para a seção Entre Aspas. ************ O Estado de S. Paulo
Terça-feira, 17 de abril de 2007
SEGUNDO MANDATO
Jader nega que transferência de TV seja ilegal
‘O deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) disse ontem que não cometeu irregularidade ao transferir a concessão de sua emissora de TV em Belém, a RBA, para o Sistema Clube do Pará, que engloba outras empresas de seu grupo. ‘O que houve foi uma transferência direta, perfeitamente legal.’
A RBA, que retransmitia programação da Bandeirantes, teria dívidas de R$ 80 milhões com o governo, segundo reportagem da revista Veja desta semana. A transferência evitaria que a concessão fosse tomada pela União em pagamento e teria anuência do próprio governo – Jader é um dos principais aliados do presidente Lula hoje.
‘Não houve nenhuma fuga de responsabilidade, até porque foram mantidos os mesmos sócios da empresa que já possuía a outorga do governo’, explicou. Segundo ele, no novo desenho, a RBA passa a ser controladora do Sistema Clube.
Questionado se poderia fazer a transferência, já que está com seus bens bloqueados pela Justiça, acusado de envolvimento em fraudes contra a extinta Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Jader respondeu que ‘uma coisa não tem nada a ver com a outra’ e estão misturando pessoa física com jurídica. ‘Isso tudo não passa de uma grande idiotice. Não tenho como bem concessão de TV. E não tem um documento que prove envolvimento meu no episódio Sudam.’
Sobre a dívida, Jader disse que a RBA usa mecanismos previstos em lei para promover o pagamento – a versão publicada dá conta de que a empresa renegociou a dívida antes da transferência da concessão, mas depois não pagou as prestações relativas ao acordo. ‘Sei que, por trás de tudo isso que estão escrevendo, está a questão política. E quem entra na política tem de aprender a apanhar e não somente bater’, ironizou Jader. Ele acredita que começou a sofrer ataques quando era senador e bateu de frente com o também senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA). ‘Tinha gente que tremia e se borrava todo só de ouvir falar no nome dele’, relembra, referindo-se à influência de ACM no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
O deputado admitiu ter indicado correligionários para o governo de Ana Júlia Carepa (PT) no Pará, como publicado pelo jornal O Globo. Ele disse que o acordo não foi pessoal, mas com o PMDB paraense, e observou sorrindo que ficou com ‘fatia menor’ do bolo.
Sua versão é que havia acordo dando ao partido um terço dos cargos estaduais. No fim, o partido ficou com Secretaria de Saúde, Detran, Cosanpa (saneamento), Jucepa (Junta Comercial) e Loteria do Estado. A governadora não quis se pronunciar sobre o loteamento.’
CASO ALAN JOHNSTON
Pais de repórter da BBC fazem apelo após notícia sobre morte
‘REUTERS, LONDRES – Os pais do jornalista da BBC Alan Johnston, seqüestrado em Gaza há mais de um mês, pediram notícias sobre ele depois que um grupo palestino disse no domingo que o havia assassinado. O governo britânico informou que estava coletando de forma urgente informações sobre o repórter. ‘Fazemos um pedido sincero a qualquer um que tiver informações sobre a situação de Alan para que entre em contato com as autoridades em Gaza, disseram Graham e Margaret Johnson. Milhares de funcionários da BBC participaram ontem de uma vigília. O diretor-geral da rede, Mark Thompson, insistiu que a informação sobre a morte de Johnston não foi confirmada.’
PRÊMIO PULITZER
Sai lista de vencedores do Pulitzer 2007
‘Foi divulgada ontem a lista de ganhadores do Prêmio Pulitzer. Entre os vencedores estão os jornalistas Kenneth Weiss, Usha Lee McFarling e Rick Loomis, do Los Angeles Times, por reportagens sobre desequilíbrio ecológico dos oceanos, o Wall Street Journal, pela cobertura do impacto social e ambiental do crescimento chinês, e Lawrence Wright, com o livro The Looming Tower: Al-Qaeda and the Road to 9/11.’
PUBLICIDADE
Montadoras apelam a ‘tiozão’ e suspense para vender sedãs
‘A disputa pelo mercado de sedãs médios, automóveis que custam acima de R$ 50 mil e cujas vendas aumentaram 43% no ano passado, está obrigando as empresas a inovarem nas campanhas publicitárias. A Nissan criou uma banda de rock com ‘tiozões’ para divulgar o Sentra, lançado em março, para romper a imagem séria desses veículos.
A General Motors colocou no ar no fim de semana informe publicitário similar a um recall avisando que os consumidores não ficaram satisfeitos com os comerciais do Vectra, e dizia estar trabalhando em campanha à altura do modelo. Trata-se de uma parte de uma campanha que será uma espécie de mininovela, feita em várias etapas.
Sentra e Vectra disputam segmento em que estão modelos como Toyota Corolla, Honda Civic e Renault Mégane, entre outros. No ano passado, foram vendidos 138,8 mil sedãs médios, ante 97 mil em 2005. No primeiro trimestre, as vendas somam 34,5 mil unidades, 30% a mais que no ano passado.
Esses modelos representam apenas 8,5% das vendas totais de veículos no País, mas são considerados de alta rentabilidade, por causa da margem maior de lucro em relação aos populares.
Por ter como alvo um público melhor estabelecido, na faixa dos 35 aos 55 anos, o segmento de sedãs é caracterizado por ‘campanhas sérias, conservadoras, sem emoção e muito racionais’, diz Nélio Bilate, diretor de vendas e marketing da Nissan. As observações, diz ele, foram feitas por 100 clientes consultados em uma pesquisa.
‘Eles queriam mais ousadia, alegria, liberdade e saudosismo positivo’, informa Bilate. Numa ação acompanhada por esse grupo de consumidores, nasceu a idéia de criar a banda The Uncles (Os Tios), um grupo de cinquentões que se impressiona com o Sentra nas ruas. Eles cantam o jingle cuja letra diz: ‘Será que é pra mim, algo tão moderno assim? Não tem cara de tiozão, mas acelerou meu coração.’ Bilate diz que os integrantes do grupo ‘não são bonitinhos’, são pessoas normais. ‘O filme não tem mulheres gostosonas, carros voando, deserto e chuvas, mas um cenário real, nas ruas da cidade.’
O executivo não revelou o volume de vendas do Sentra, importado do México e vendido a R$ 58,5 mil desde 23 de março. Mas, segundo ele, em três semanas a participação da marca nas vendas totais de automóveis e comerciais leves dobrou de 0,3% para 0,6%. O objetivo é vender 700 unidades ao mês.
O Vectra, que custa a partir de R$ 55 mil, vendeu 5.837 unidades este ano, e ficou em terceiro lugar na categoria, atrás do Corolla (7.903 unidades) e do Civic (7.375).
A estratégia de comunicação escolhida pela agência McCann-Erickson causou o impacto pretendido. Houve estranhamento sobre o propósito das peças publicitárias do Vectra. Fato que ficou registrado em e-mails divulgados, por exemplo, no site do meio publicitário Blue Bus. A equipe da agência envolvida no processo pretendia criar impacto, ou, como preferem os profissionais do setor, uma ‘ação de buzz marketing’.
Desenvolvida em quatro fases, a primeira estreou na semana passada, com micro anúncios de 10 segundos para avisar sobre o lançamento de uma versão do Vectra, mais barata. Uma semana depois, em vez de mostrar o carro, a montadora divulgou o comunicado afirmando que a ausência do comercial era conseqüência da falta de aprovação dos ‘criteriosos’ consumidores do Vectra, que não ficaram satisfeitos com o que foi produzido.
Hoje, a agência divulga a próxima etapa da campanha, que terá três comerciais enfatizando a exigência de aprovação. Só no dia 4 de maio, o comercial será mostrado. Durante a espera, os clientes serão convidados a participar da montagem do filme via internet.’
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The Uncles pode sair do comercial para os palcos
‘O grupo The Uncles, formado especialmente para o filme de lançamento do Nissan Sentra, pode se transformar em banda comercial. Os quatro integrantes, todos músicos, atuam em diferentes áreas, mas estão entusiasmados com a repercussão da campanha. Eles recebem convites para vários shows, por enquanto em lojas de veículos. O link do site da Nissan com o filme dos tios recebeu 109,7 mil visitas até ontem à tarde. A média de visitas à página era de 44 mil antes da campanha. No site de vídeos You Tube foram 93.275 visualizações até quinta-feira, a última contagem.
Os cinqüentões Ruriá Duprat, tecladista e dono de uma produtora, Alaor Neves, baterista e dono de uma escola, Beto Vilhena, baixista e professor de matemática, e Paulo Carvalho, vocalista e integrante da banda Velhas Virgens, foram selecionados em um teste para compor o The Uncles.
‘Escolhemos os integrantes pela fisionomia, pelo visual, por exemplo um careca, outro mais cabeludo, e a química entre eles foi muito boa’, diz o vice-presidente da agência TBWA, Cibar Ruiz. ‘Agora estudam se vão formar uma banda oficial, mas a decisão será deles.’
O jingle Será que é pra mim foi feito pela TBWA, mas os Uncles já criaram três músicas independentes da campanha do Sentra. Os títulos são S.O.S, Diga-me que me amas e Garota mulher, disponíveis no site da Nissan e no You Tube.’
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Campanha da GM ganha o Prêmio ANJ
‘Há seis anos a Associação Nacional de Jornais (ANJ) promove a entrega do Prêmio ANJ de Criação Publicitária. O principal objetivo tem sido a valorização dos jornais para a veiculação de publicidade. A inovação na ocupação do espaço impresso, associada ao aproveitamento máximo desse canal de comunicação, foi levada em consideração pelos jurados que, nos últimos meses, avaliaram mais de mil anúncios publicados durante todo o ano de 2006.
O vencedor foi o anúncio ‘Novo Vectra com pagamento parcelado. Agora ficou mais fácil ter um’, da General Motors. O anúncio foi criado pelos publicitários Hugo Rodrigues e Kevin Zung, tendo como mídias Silvia Tajiki e Adriana Rodrigues, da agência Salles Chemistri.
Concorreram anúncios veiculados nos jornais filiados à ANJ, que representam mais de 90% da circulação diária no Brasil. Desde que foi criado, o Prêmio ANJ já examinou mais de 6 mil anúncios, numa grande radiografia da publicidade nos jornais brasileiros.
Os cinco finalistas recebem prêmios em viagens e o vencedor também ganha a inscrição no Festival de Cannes paga pela ANJ. Este ano, como a campanha vencedora já havia participado do festival, segundo o diretor-executivo da ANJ, Antonio Atayde, ganhou a inscrição a campanha ‘20 de julho: Homenagem da Pedigree ao Dia do Amigo. Do melhor amigo de todos’, criado por Cibar Ruiz, Caio Grafietti e Fabio Pinheiro, tendo como mídias Roberto Genistretti, Fernanda Berna e Gustavo Mascito, da agência TBWABrasil.
Hugo Rodrigues, vencedor deste ano, se disse um entusiasta do jornal como mídia publicitária: ‘Sou fã mesmo. Mas acho que os jornais devem estar de olhos bem abertos para tornar fiéis seus consumidores. É preciso inovar nos formatos, nas mensagens e, para isso, contamos com uma atitude aberta dos próprios jornais e dos jornalistas’.’
TELEVISÃO / EUA
Audiência da TV será medida fora de casa
‘The New York Times – Quem assiste mais televisão – o viajante a negócios ou o fã de esportes? A Nielsen Company, a empresa que há muito tempo verifica a audiência da televisão, talvez sugira uma resposta a esta pergunta dentro em breve. A partir de setembro, a Nielsen irá divulgar nos Estados Unidos os índices de audiência dos telespectadores fora de seus lares,em lugares como bares, hotéis, academias de ginástica e escritório. Há décadas a Nielsen vem aferindo a audiência da televisão com base no que os telespectadores que constam no seu painel assistem em casa. No momento em que esses telespectadores viajavam ou iam à academia, o que eles assistiam não era registrado.
Para alguns tipos de programas, os novos índices de audiência podem trazer uma elevação significativa. Por exemplo, fãs dos esportes muitas vezes assistem jogos em bares ou restaurantes, e executivos empresariais freqüentemente vêem o noticiário em aeroportos, no seu escritório ou em hotéis.
Há anos que redes de televisão como a ESPN, CBS e CNN vêm reclamando que a audiência fora dos domicílios não é aferida e que isso está lhes custando dinheiro, já que geralmente os anunciantes baseiam seus pagamentos nos números fornecidos pela Nielsen.
As redes e os anunciantes têm criticado a Nielsen por demorar tanto a atualizar suas tecnologias. Mas a empresa está tentando reagir. No ano passado, a começou a acompanhar a audiência dos programas perdidos e gravados em DVD, e começará a divulgar os índices de audiência de comerciais separadamente dos índices de audiência dos programas.
Além disso, está trabalhando para substituir os diários, usados em muitos mercados locais para registrar a audiência, por medidores automáticos, pois o que o que as pessoas dizem que assistem nem sempre é o que realmente assistem.
Além disso, a empresa também anunciou ambiciosos planos para medir a audiência em todos dispositivos nos quais esta ocorra, seja em aparelhos de TV, computadores, iPods, telefones celulares e outros dispositivos móveis.’
INTERNET
Google venderá anúncios em rádio
‘O Google assinou um acordo para a venda de anúncios com a gigante de rádio americano Clear Channel. O acordo prevê a venda de uma parte garantida de anúncios de 30 segundos em mais de 675 estações AM e FM da Clear Channel. O Google, que já controla 30% da publicidade na internet, está lançando novos formatos publicitários para televisão, celular, vídeo, jornais e rádio.’
TELEVISÃO
Idol é líder nos EUA
‘O American Idol, nos EUA, é o programa mais visto nesta temporada. A versão brasileira, no SBT, apesar de ter produção correta, não consegue levantar a audiência nas quartas e quintas-feiras à noite quando vai ao ar, sem horário definido – começa por volta das 20h15. American Idol ocupa as duas primeiras posições no ranking com suas exibições terça e quarta.
Ídolos não foi o único reality com formato comprado pelo SBT que dá certo no exterior e não funciona no Brasil. Dancing with the Stars ocupa a quinta e a sexta posição no ranking americano. O programa ganhou versão sem brilho no SBT e pouca gente viu Bailando por Um Sonho, apesar do sucesso da Dança dos Famosos e Dança no Gelo, quadros do Domingão do Faustão, na Globo. Já o Topa ou não Topa aparece em 19º lugar em audiência nos EUA.
No quesito série, ninguém desbanca CSI no ranking americano. A atração está em terceiro lugar. House divide a sexta posição com Dancing with the Stars. Desperate Housewives e Shark estão na sétima colocação e Without a Trace aparece em 10º lugar. Lost caiu em audiência e está em 17º lugar, atrás de NCIS, Till Death e Law & Order.
entre-linhas
Leonardo Miggiorin e Guilherme Berenger gravaram participação na nova temporada de Sob Nova Direção, da Globo. Miggiorin se enfeou para viver o irmão gêmeo, mas não idêntico, de Berenger.
O novo Viva a Noite não passou dos 6 pontos de média de audiência, anteontem, no SBT. O Show do Tom, na Record, teve 12 pontos de média e o concurso Miss Brasil rendeu à Band 4,5 pontos no ibope.
Karina Bacchi e Ticiane Pinheiro chegam hoje a São Paulo depois de passar 40 dias em um sítio em Analândia, interior de São Paulo. Lá, foram gravados 15 episódios do reality Mudando de Vida. O último capítulo será filmado na capital com a família do interior visitando as moças.
O Discovery Home & Health procura famílias brasileiras que estejam prestes a ter bebê para participar da versão latina da série A Chegada do Bebê. Para mais informações acesse o site.
Eduardo Moscovis é o convidado de hoje do Happy Hour, no GNT, para debater o tema invasão de privacidade. Vai ao ar às 19 horas.
Depois de o ex-BBB Kleber Bam Bam integrar o elenco da Turma do Didi, na Globo, Diego Alemão também fará participações no programa.
Tom Cavalcante prepara seu quadro O Infeliz, O Sócio. Está programada para amanhã, uma participação de Roberto Justus no Show do Tom.’
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Folha de S. Paulo
Terça-feira, 17 de abril de 2007
TODA MÍDIA
‘Eu reporto’
‘Surgiu ao meio-dia e este colunista ouviu primeiro pelo rádio, no carro, que reproduziu a transmissão da CNN. Era o ‘furo’ de Jamal Albarghouti, estudante da Virginia Tech, que gravou e passou para o canal de notícias e seu I-Report, ‘eu reporto’, recém-lançado serviço de contribuições de não-jornalistas. No áudio, ‘dúzias de tiros’. Jamal correu até o prédio de onde partiam, ‘eu pensei que estava seguro, tentei chegar perto para conseguir imagem mais clara’, explicou depois, em uma de suas muitas entrevistas ao vivo.
Ele parou com um tiro mais alto e gritos de policial para que corresse. Questionado pelo âncora Wolf Blitzer, detalhou ter usado um celular Nokia N70, que sai por mais de US$ 400 na Amazon, segundo o ‘New York Times’. Por conta do sotaque, foi perguntado sobre sua origem. Resposta, ‘eu sou originalmente da Cisjordânia [West Bank], Palestina’. Depois morou também na Arábia Saudita. Elogiou a segurança no campus e lembrou, talvez com ironia, que nas viagens para casa diz que a América não tem tanta violência.
ARREPIANTE
Jamal Albarghouti não foi a única estrela do ‘jornalismo cidadão’, ontem na tragédia. O Collegiatetimes.com, site de um dos jornais do campus, fez história com a foto dos alunos da turma de francês abaixados para fugir dos tiros. A foto é de Chase Damiano, também estudante. O site até caiu, com tanto acesso, mas voltou no Collegemedia.com e se espalhou por Flickr etc.
Para o ‘Washington Post’, uma ‘imagem arrepiante’.
LOCAL
Tem mais. O jornal local, ‘Roanoke Times’, também concentrou atenções, como é regra em tragédias nos EUA. Suas páginas de repercussão foram voltadas a relatos em primeira pessoa, com links para o BigLickU, site social da Virginia Tech, e à cobertura minuto-a-minuto, que usava ferramenta de blog para dar maior agilidade às postagens. E muitas, muitas fotografias.
Em tempo, Jamal, Chase, o site local -é tudo Web 2.0.
NO BRASIL
Tomou o alto da capa do ‘Washington Post’, com o enunciado ‘No Rio, a morte chega cedo’. Era reportagem de Monte Reel, o correspondente na região, mas a atração maior veio no site, com textos também dele.
Foram diversos relatos individualizados e com fotos de personagens das favelas, inclusive crianças, dos presídios e até do Caveirão.
Se o ‘WP’ se concentrou no Rio e soou, em parte, como mais do mesmo, a agência Reuters foi além e, em cinco despachos de correspondentes como Raymond Colitt, ex-’Financial Times’, e Todd Benson, ex-’NYT’, partiu de Recife para expor o Brasil (‘a cidade mais sangrenta num país que cruza período particularmente sangrento’).
A ESTRADA
Os londrinos ‘Observer’ e ‘Sunday Times’ destacaram novas ameaças à Amazônia. O primeiro adiantou parte do documentário de Alex Bellos contra a pavimentação da BR-163, que passou ontem no ‘Newsnight’, da rede BBC2.
OUTRO FHC
FHC foi entrevistado pelo ‘Miami Herald’ em sua sala na universidade Brown. Falou dos Brics, que ‘o futuro ficou mais próximo’ para o Brasil, e não abordou mensalão. Até elogiou Lula, sobretudo pelas relações na América do Sul.’
TELECOMUNICAÇÕES
Cade vai avaliar mudanças na legislação
‘A convergência tecnológica dos serviços de TV por assinatura, banda larga e telefonia começa a exigir mudanças na legislação brasileira, segundo o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Até o fim de agosto, a autarquia produzirá um relatório com subsídios para eventuais alterações na regulação do setor.
‘Estamos em um ambiente regulatório desenhado para uma realidade um pouco diferente da atual. Esse é um setor dinâmico em que é importante fazer eventuais adaptações. Em um ambiente de convergência, mudanças terão que ser feitas’, diz o conselheiro Luiz Carlos Prado, que comandará os debates na autarquia para a elaboração do documento.
Nos últimos meses, vários atos de concentração envolvendo a aquisição ou fusão de empresas de telecomunicações chegaram ao Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência.
Para Prado, a convergência tecnológica entrou em um processo de aceleração no país. ‘Não há razão para impor barreiras à convergência tecnológica e mercadológica desde que isso ocorra garantindo um ambiente competitivo.’’
TELEVISÃO
Daniel Castro
Record toma jornalista da Globo nos EUA
‘Jornalista que é a ‘cara’ da Globo em Nova York, Heloisa Villela está de mudança para a Record. Correspondente nos EUA há 17 anos, ela assinaria contrato ontem à noite.
Heloisa será correspondente em Washington. Até julho, vai inaugurar o escritório da rede de Edir Macedo na capital americana, o segundo nos EUA _o outro é o de Nova York.
A Globo já tinha avisado Heloisa de que ela deixaria de ser correspondente nos EUA neste ano e teria que voltar ao Brasil.
A contratação de Heloisa Villela é mais um lance da ‘guerra’ que vem sendo travada por Record e Globo. Na disputa, entra até a localização do escritório da Record em Washington, com vista para a Casa Branca. A rede informa que terá uma credencial VIP, que hoje só a Globo possui entre as TVs, que lhe dará acesso à Casa Branca.
No Brasil, a guerra teve nova batalha no fim de semana, em torno de imagens produzidas pela Polícia Federal da prisão de bicheiros no Rio, sexta-feira. A Globo exibiu no ‘Fantástico’, com o selo ‘exclusivo’, imagens em que policiais quebravam uma falsa parede que escondia dinheiro. As mesmas imagens tinham sido mostradas horas antes pela Record, no ‘Domingo Espetacular’.
Na Globo, havia ontem a suspeita de que a Record teria reproduzido imagens transmitidas no sábado pelo ‘Jornal Nacional’. A Record nega. Diz que recebeu as imagens da PF.
SUPERBANCADA 1
Fausto Silva e Marília Gabriela participarão do ‘Bom Dia São Paulo’ de amanhã, quando o programa completa 30 anos. Farão parte de uma platéia de 200 convidados e falarão de suas passagens pelo telejornal matinal da Globo.
SUPERBANCADA 2
O ‘Bom Dia São Paulo’ será apresentado no estúdio de Jô Soares, com cenário especial.
SUPERCÓPIA
A Record está exibindo um quadro de pegadinhas em que um dos apresentadores, o humorista Pedro Manso, imita Fausto Silva. A atração vai ao ar bem no início da segunda parte do ‘Domingão do Faustão’. E tem se saído bem no Ibope. Domingo, deu 11 pontos, contra 10 do SBT e 24 da Globo.
FIM DE UMA ERA
Águia Dourada, o helicóptero da Record que está em conserto, deixará de ser dourado. A aeronave terá nova cor.
PARCERIA
A Globo, pela primeira vez em sua história, fará uma co-produção de teledramaturgia com uma de suas afiliadas. A terceira microssérie do projeto ‘Quadrante’, a ser rodada no Rio Grande do Sul em 2008, deverá ser dividida com a RBS.
RODÍZIO
Reprisado pela Globo há duas semanas, ‘Velozes e Furiosos’ será exibido pela Record domingo. Os direitos do filme, da Universal, migram da Globo para a Record dia 19.
SUPERPODERES
Sucesso na TV paga, ‘Heroes’ estréia na Record em 3 de julho.’
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