Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Blogosfera, o estado da coisa

Um aviso aos navegantes: este texto é altamente perecível. Claro que qualquer texto tem seu tempo de permanência, mas a advertência não é nem um pouco exagerada, já que meu assunto aqui é mais do dinâmico, quase volátil: a blogosfera. Dependendo de quando este texto for lido, muito do que for aqui encontrado será poeira e sombra…

Um estudo recente tenta dar conta do atual estado das coisas: The State of Blogosphere, produzido pelo Technorati. O site, que monitora blogs no mundo todo, trouxe à tona dados bem relevantes para se compreender o fenômeno:

** No começo deste mês de abril, já existiam no mundo mais de 70 milhões de blogs;

** Todos os dias, 120 mil novos blogs chegam à web;

** 1,4 blogs por segundo (!);

** Spams e splogs (spams em blogs) têm demonstrado queda desde dezembro do ano passado;

** Entre 2004 e 2006, a blogosfera dobrava de tamanho a cada sete meses;

** Por dia, são inseridos nos blogs 1,5 milhão de posts;

** Isto significa um novo post a cada 17 segundos;

** O japonês é o idioma mais presente na blogosfera: tem uma fatia de 37%;

** O inglês vem em segundo (36%), o chinês em terceiro (8%), italiano e espanhol em quarto (3%);

** O português tem uma presença de 2%, assim como o russo e o francês;

** O alemão representa 1%, como o farsi, idioma falado por 60 milhões de pessoas no Irã e mais um pouco na Armênia, Afeganistão, Iraque e outros países orientais. O que demonstra o crescimento da presença do mundo árabe na web;

** Tem crescido também o número de posts com tags, isto é, posts categorizados, que facilitam a busca e a organização dos conteúdos;

No Brasil, não existem dados consolidados sobre a blogosfera. No ano passado, especulou-se que os portais IG mais Globo.com hospedavam juntos um milhão de blogs, mas essa cifra não é confiável, além de ser datada. O UOL tem hoje mais de 210 mil blogs hospedados em seu portal, mas as taxas de crescimento não são reveladas.

Simples e fácil por natureza, o blog – aos dez anos de idade – já não é mais novidade, mas sua performance surpreende pela elasticidade dos dados, pela velocidade de seu crescimento e por sua capilaridade e extensão.

Afortunados

A onda blog provoca fenômenos empolgantes, mas a realidade é mais dura do que se pensa. Segundo o jornalista Ricardo Noblat, dono do blog jornalístico mais conhecido do país, apenas duas ou três pessoas vivem de seus blogs no Brasil. Noblat é um deles, mas durante quase dois anos viveu no vermelho. Começou no IG, teve seu passe comprado pelo Estado de S.Paulo e hoje está no Globo.com. Tem uma equipe enxuta para auxiliá-lo, com repórter, secretária e um moderador de comentários. ‘Nos Estados Unidos, há umas 40 pessoas, não mais que isso, que vivem de seus blogs’, disse Noblat em palestra que deu em Blumenau, semana passada.

Tendências

O Programa UOL Bolsa Pesquisa promoveu, às vésperas do feriado de Páscoa, um workshop com seus 19 bolsistas. Restrito, o evento aconteceu em São Paulo e se apoiou basicamente na apresentação das investigações em curso. Pesquisadores de diversas partes do país – do Rio Grande do Sul ao Amazonas, de Santa Catarina a Minas Gerais – trocaram experiências e discutiram alguns dos resultados a que estão chegando seus estudos.

Notei três tendências básicas que têm marcado os interesses do UOL, de orientadores e bolsistas: a) Segurança: principalmente, desenvolvimento de sistemas de identificação, separação e exclusão de spams; b) Blogs e redes sociais; c) Preocupações com a Web 3.0: busca de imagens por seus próprios conteúdos, semantização de conteúdos, etc…

Ética

Tim O’Reilly, que criou a expressão ‘web 2.0’, criou uma polêmica na semana passada, com a proposição de um código de ética para blogueiros. O autor discute em seu blog a necessidade de estabelecimento de regras claras e comuns para os usuários da web no que tange, por exemplo, a postagem de conteúdos anônimos ou coisas do tipo. Nem todo o mundo gostou, mas a sugestão tem mobilizado diversos setores da blogosfera num debate sobre auto-regulação, liberdade de expressão e limites para a atuação no universo online.

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Jornalista, doutor em Comunicação e professor de Legislação e Ética Jornalística da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), responsável pelo sítio Monitor de Mídia