Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Blogueiros do ‘JB’ não sabem blogar

Foi de uma hora para outra. Um dia, de repente, o Jornal do Brasil, um dos jornais impressos mais antigos do Brasil, encerrou suas atividades. Uma semana antes o semanário O Perú Molhado, de Búzios (J), anunciava que sairia encartado no JB. Acho que foram pegos de surpresa também. Então, com grande alarde, iniciaram-se os comentários de que o JB seria agora totalmente digital. E realmente chegou o dia e o JB impresso chegou ao fim e o da internet começou. Teve milhares de acessos em um dia. Muito entusiastas cantaram vitória do digital sobre o impresso. Desde então, o JB vem lutando para se manter firme, com a credibilidade de sempre, na esfera digital, mas equalizando o real sentido do termo “jornalismo digital” o JB mantém no máximo um jornalismo online – que já nasceu morto – colando matérias do portal UOL.

Chama mais atenção ver a lista de blogs do JB. Se quiser ser digital, blog tem que ser ponta de lança. A maioria dos blogs do JB nem são atualizados com frequência, alguns pararam as postagens em 2011. Havia o “Coisa de Política”, que era editado por veteranos do jornalismo e que sem saber faziam um blog mais ou menos colaborativo, mas não iam muito longe porque não respondiam comentários e nem inseriam ou faziam uso deles para criar as matérias do blog. Blogavam como se escrevessem carta, quando blogar é manter conversa. Hoje o blog mais atualizado do JB é o “Quadrinhos”, editado por Pedro Luna.

Algumas iniciativas interessantes, o JB está mantendo, como disponibilizar todo o arquivo do século 20 gratuitamente a todos na internet, por exemplo. Mas para ser digital, falta pessoal, mas principalmente falta conhecimento por parte dos envolvidos sobre rede social – não confundir com mídia social – e espírito colaborativo. Os outros blogs – é lastimável – são mantidos por pessoas sem um mínimo de domínio sobre os mecanismos da blogosfera. Vão lá e escrevem uma matéria sobre o assunto de suas antigas colunas no impresso e esperam que isso seja visto como uma blogagem. Sugestão: por que não contratam – ou propõem uma permuta – blogueiros reconhecidos para se hospedarem no site do JB?

******

Victor Viana é jornalista, repórter e escritor