Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Os jornais saem na frente

O jornal impresso vai mesmo acabar? Não parece: aqui no Brasil eles vão bem, obrigado – têm ainda um longo e saudável futuro pela frente. A prova está no comportamento das revistas neste último fim de semana: como a Operação Navalha da Polícia Federal começou na quinta-feira (17/5) e as revistas fecham na sexta para serem entregues no sábado, os jornais esbaldaram-se sozinhos durante dois dias seguidos até que aparecessem os semanários com uma cobertura visivelmente deficiente.


Veja dedicou ao novo escândalo apenas quatro páginas, Época nem isso – conseguiu três páginas. IstoÉ saiu-se um pouco melhor: colocou o assunto na capa e deu-lhe seis páginas de informações. Mas CartaCapital não publicou coisa alguma. E no próximo fim de semana, quando forem publicadas as próximas edições das revistas, os jornais já estarão muito mais avançados na cobertura.


Os portais de notícias na internet tiveram um desempenho não muito melhor do que o das revistas – como não dispõem de grandes equipes, contentam-se geralmente em reproduzir o que sai nos jornais.


As duas vitórias não conferem aos jornais o título eterno de campeão noticioso. Se ficarem atrelados apenas às declarações das autoridades, esquecidos de avançar nas próprias investigações e na costura de referências, a navalha vai ficar apenas nas mãos da Polícia Federal, que também tem seus dias de ‘barbeiro’ – basta lembrar que até hoje não indicou a origem do dinheiro do Dossiê Vedoin.