Leia abaixo os textos de sexta-feira selecionados para a seção Entre Aspas. ************ Folha de S. Paulo
Sexta-feira, 25 de maio de 2007
TELEVISÃO
Cultura vai exibir programa caça-níquel
‘A TV Cultura fechou anteontem um contrato com Cellcast, operadora de leilões reversos e produtora de bombas como o ‘Insomnia’ (Rede TV!), cujo objetivo é fazer dinheiro com a conta telefônica alheia.
Pelo contrato, nos próximos três anos a Cellcast irá desenvolver e co-produzir programas ‘interativos’ para jovens na faixa das 18h às 21h.
O primeiro estréia segunda, o ‘Sumo TV’. O programa será uma espécie de ‘YouTube’ na TV aberta. Exibirá vídeos produzidos pelos próprios telespectadores, ou seja, terá baixo custo. ‘Você pode contar uma piada na web cam e mandar para o programa’, sugere Percival Palesel, diretor da Cellcast.
Inicialmente, vídeos só poderão ser enviados pela internet (o que não gera receita), mas o celular deverá ser usado no futuro. Semanalmente, serão dados R 20 mil em prêmios, para estimular os ‘videomakers’.
O ‘Sumo TV’ realizará um concurso para eleger seus apresentadores. O público votará por telefone e por SMS, o que gerará receita pelo tráfego de telefonia. Mas o que promete dar dinheiro mesmo é o download dos vídeos exibidos pela atração, que ficarão disponíveis em seu site (www.sumo.tv).
Numa segunda etapa, a Cellcast irá produzir um ‘game’ para a Cultura. A idéia é exibir o ‘Desafio’, em que o telespectador responderá às mesmas perguntas feitas no programa via celular, pagando por isso.
GLOBAL NA BAND
A Band está contratando Juliana Baroni, a Míriam de ‘O Profeta’. Se fechar, a atriz será a protagonista da próxima novela da emissora, um musical inspirado em filmes como ‘High School Musical’.
DIDATISMO
As redes preparam em conjunto uma grande campanha publicitária para o lançamento da TV digital, em dezembro. A partir de setembro, já devem começar a exibir comerciais exaltando as vantagens do novo sistema. Quando a TV digital entrar no ar, as peças serão didáticas, mostrando como funciona a nova tecnologia.
FESTA NA GLOBO
A novela ‘Paraíso Tropical’ voltou a dar 47 pontos anteontem. Para uma quarta-feira, é uma ótima audiência.
TENDÊNCIA
O projeto de minissérie inspirado no livro ‘Aos Meus Amigos’, de Maria Adelaide Amaral, é o preferido da cúpula da Globo para ocupar o lugar de ‘Nassau’, em 2008. Mas o martelo ainda não foi batido.
ESPIONAGEM 1
A Record descobriu no ‘YouTube’ um casal de dançarinos colombiano que chama a atenção porque o bailarino não tem uma perna. Pagou passagens, estadia e cachês e trouxe a dupla para o ‘Tudo É Possível’.
ESPIONAGEM 2
A grande surpresa ocorreu no aeroporto, anteontem. Quando embarcavam de volta, os bailarinos foram abordados por uma estagiária do SBT, que disse até que seria demitida se não os levasse para o ‘Domingo Legal’ – mas não teve sucesso.’
Ricardo Bonalume Neto
Programa desmistifica arqueologia
‘O documentário ‘Os Verdadeiros Caçadores de Tumbas’ não só é bem-feito como também é altamente necessário para eliminar uma noção que cinema e videogames difundem: a de que o arqueólogo é basicamente um ladrão de sepulturas. O título lembra o famoso jogo de computador ‘Tomb Raider’ e é escrito com as letras no estilo dos filmes de Indiana Jones. Mas o programa mostra as verdadeiras fontes de inspiração por trás desses ícones pop. Ok, no passado havia quem praticasse uma ‘arqueologia da dinamite’. O explorador europeu pouco se distinguia do ladrão de tumbas local. Já os arqueólogos de hoje buscam as informações que os objetos revelam, atentando para a preservação dos mesmos.
Um bom exemplo é o egípcio Zahi Hawass, diretor de escavação das pirâmides de Gizé, que lembra que o ar das tumbas pode ser perigoso, repleto de micróbios ou substâncias tóxicas (aí está a verdadeira origem das ‘maldições dos faraós’). E também podem existir armadilhas, como nos videogames, para evitar justamente os ladrões. É comum achar esqueletos de salteadores dentro de tumbas com essas armadilhas, segundo Hawass. Além do Egito, mostram-se escavações na América Central e a investigação pioneira do deserto de Gobi (Mongólia).
OS VERDADEIROS CAÇADORES DE TUMBAS
Quando: hoje, às 22h
Onde: History Channel’
VENEZUELA
Ditador em obras
‘CONSUMA-SE neste domingo, na Venezuela, mais um duro golpe contra o direito de escolha, o pluralismo de idéias, a própria liberdade de expressão. A RCTV, a mais antiga e uma das mais populares redes de televisão do país, deixará de existir, depois de ter a renovação de sua licença negada por Hugo Chávez.
Morre, assim, a última emissora com transmissão nacional que ainda se pautava pela independência em relação ao governo, uma vez que as outras duas grandes TVs privadas -a Venevisión, de Gustavo Cisneros, e a Televén- reformularam sua linha editorial e hoje operam como dóceis instrumentos do chavismo.
A RCTV deve sair do ar à 0h de segunda-feira; 15 minutos depois, conforme o script oficial, uma nova TV estatal -a Tves- surgirá ao som do hino nacional executado por uma orquestra.
Quando mais essa exibição histriônica de nacionalismo, tão típica do repertório chavista, chegar ao fim, o presidente venezuelano terá, na prática, eliminado a possibilidade de que seu governo seja alvo de questionamentos ou de críticas em qualquer programa de TV com alcance nacional.
Isso é ainda mais pernicioso num país pobre e de hábitos de leitura rarefeitos, a exemplo do Brasil, onde o peso específico da TV na formação da opinião pública tende a ser muito elevado.
Passo a passo, de modo paulatino, mas inequívoco, Chávez faz sua escalada rumo ao autoritarismo -e vai erodindo, um a um, com determinação, os sistemas de freios e contrapesos que oxigenam as sociedades democráticas e impõem limites à megalomania de todo governante.
A cooptação ou intimidação de adversários, o controle, direto ou enviesado, sobre os meios de comunicação e sobre a circulação da informação -este é apenas um de seus instrumentos.
A obra chavista -uma verdadeira ditadura ‘in progress’- se torna mais nítida à luz das peripécias institucionais e das alterações do arcabouço legal do país, já realizadas ou em curso.
Elabora-se em sigilo, sem que haja nenhuma discussão pública, mais uma mudança da Constituição. A tarefa está a cargo dos 11 membros do Conselho Presidencial para a Reforma Constitucional, nomeados por Chávez. Da nova Carta, deverá constar o dispositivo da reeleição indefinida para presidente.
Em seu terceiro mandato, Chávez hoje se vale da chamada Lei Habilitante, que lhe outorga o poder de dirigir o país por decreto durante 18 meses. Está em vigor desde janeiro, quando foi aprovada por uma Assembléia Nacional 100% chavista, conseqüência -diga-se- do equívoco da oposição, que boicotou as eleições legislativas em 2006.
A mesma oposição, aliás, que em 2002 já havia enveredado pelo atalho do golpismo, com o apoio da Casa Branca, deslegitimando-se à época como pólo alternativo de poder e vitimizando um presidente então fragilizado.
A força política de Chávez repousa sobre a volúvel prosperidade trazida pela alta do preço internacional do petróleo. As bases que sustentam os delírios do ditador em formação são turvas e escorregadias, como o óleo.’
TODA MÍDIA
A véspera
‘‘Expectativa’, avisou Fátima Bernardes, já de noite. E reclamou o repórter José Roberto Burnier, cara de mau, ‘apesar do ultimato, o choque não apareceu aqui no campus’. A expectativa cresceu porque a ‘Justiça mantém desocupação e proíbe protestos’, manchete da Folha Online. Na manchete do G1, ‘Reitoria da USP deve ser desocupada logo, diz a Justiça’, mais ‘Tropa de choque pode chegar a qualquer momento’.
No Blog da Ocupação, os alunos postaram poema de Brecht, ‘é a véspera da batalha/ o dia antes da queda/ de nossos inimigos’. No fim, ‘nossos inimigos dizem: mesmo que ainda exista a verdade, ela não pode ser divulgada/ mas nós a divulgamos, nós a divulgamos’.
INSTRUÇÕES
O site NovaE postou ‘panfleto distribuído na USP com instruções’ para o caso de invasão da PM. Coisas como, ‘se for atingido por spray de pimenta, não esfregue’.
ALUNOS ‘SEM-TERRA’
Na Globo, ‘em Maceió, a reitoria da federal aceitou se reunir com os estudantes que invadiram o prédio’ junto com ‘agricultores sem-terra’.
O grupo ‘é contra decreto que limita passe estudantil e quer escola agrotécnica’. O G1 viu ‘faixas de apoio à USP’.
TROPAS FEDERAIS
O dia todo, na manchete do site de ‘O Estado de S. Paulo’, ‘Tropas cercam hidrelétrica’. Os integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens e da Via Campesina querem ‘o pagamento de indenização às famílias desalojadas para a construção, há 23 anos’.
‘LULA’S BIG CHANCE’
Sob o título ‘A grande chance de Lula’, o ‘Financial Times’ deu editorial ontem, traduzido no UOL, saudando a ‘expansão firme embora não-espetacular’ da economia -e logo passando à cobrança das reformas previdenciária, tributária e trabalhista. No fim: ‘O Brasil tem rara janela de oportunidade. As elites políticas do país precisam abandonar interesses garantidos legalmente e encorajar Mr. Lula da Silva a forjar uma estratégia mais ambiciosa’.
O ORÁCULO
Lula e o ‘FT’ festejam, mas é só o ex-presidente do banco central dos EUA abrir a boca para a Bovespa cair. Na Folha Online, ‘perdas a reboque do pessimismo de Greenspan’. O FT.com sublinhou que a previsão de que a China terá ‘ajuste’ derrubou o mundo, de Wall Street à Bovespa.
G8 E OS REMÉDIOS
Mais do ‘FT’. O jornal adiantou um relatório a ser divulgado pelo G8, em dias, sinalizando mais ajuda contra a Aids. E, ‘embora a indústria farmacêutica venha atacando as ‘licenças compulsórias’ de patentes de Tailândia e Brasil, o G8 endossa implicitamente as ações’, no documento.
GRUPO SELETIVO
No Valor Online e Agência Brasil, ‘Biocombustíveis vão pôr o Brasil no ‘grupo seletivo dos países ricos’, diz Lula’. Ele contou que teria brincado com o britânico Tony Blair, pelo telefone: ‘Eu só estou esperando o dia em que vocês vão fechar o G8 e criar o G7, para o Brasil não participar’.
‘BIG OIL’ E O ÁLCOOL
Mas a reação ao etanol avança. E desta vez, no ‘New York Times’, são as empresas de petróleo, Shell à frente, que saem dizendo que o programa de biocombustíveis estaria desestimulando inversões em refinarias de petróleo, podendo elevar o preço. É a primeira reação do chamado ‘Big Oil’.
CONTRA O VAZAMENTO
Na mesma Globo do ‘Fantástico’ de domingo passado, o ‘Jornal Nacional’ partiu ontem para o ataque ‘contra o vazamento de informações pela Polícia Federal’, sua manchete, para a reportagem em que a estrela foi Gilmar Mendes, ministro do Supremo. É que, avisou a manchete do ‘Jornal da Band’, incontáveis ‘políticos se queixam de excessos da PF’. E nada como um dia depois do outro.’
INGLATERRA
Folha de S. Paulo
TV britânica se desculpará por ‘Big Brother’
‘DA REUTERS – A agência reguladora da mídia eletrônica no Reino Unido condenou a TV Channel Four a levar ao ar reiterados pedidos de desculpas quando transmitir, em junho, a nova edição do ‘Big Brother’, em razão de comentários racistas que participantes da última temporada fizeram à atriz indiana Shilpa Shetty.
O presidente do Channel Four, Andy Duncan, acatou a decisão e admitiu que a emissora não reagiu com a necessária agilidade e energia ao episódio.’
************
O Estado de S. Paulo
Sexta-feira, 25 de maio de 2007
TELEVISÃO
Nick estréia Nickers
‘A Nickelodeon aposta em seu terceiro produto nacional para criar mais interatividade entre o canal e seu público. Depois de Patrulha Nick e Nick Tônico, a Nick estréia no dia 4, às 18h30, o Nickers, seu primeiro programa diário. Com uma hora e meia de duração, a atração terá platéia e quadros construídos com base em pesquisa realizada pelo canal.
Segundo a pesquisa, o público – meninos e meninas de 7 a 15 anos – quer ver humor, interatividade, música e games. Com cara de MTV – já que o canal faz parte da Viacom, grupo que comanda os canais MTV e Vh1 -, Nickers abre espaço para o público mostrar sua cara, seja nos jogos ou no quadro Na Sua, em que um dos apresentadores visita a casa de um telespectador.
Os apresentadores são Dinho, ex-Patrulha Nick, Bianca, da banda Leela, e HP. A música de abertura do programa é cantada pela banda Detonautas. Aliás, toda semana, a atração apresentará uma banda diferente.
Com esse processo de produções nacionais na Nick e no Vh1 Brasil, a Viacom muda seu escritório latino-americano de Criação de Miami para São Paulo. O coordenador será Jimmy Leroy.
Série Novos Olhares rende seminário
Iniciativa do Fantástico, a série Novos Olhares vai inspirar um seminário no Rio, na próxima semana. Dos Estados Unidos, virão para o encontro: o historiador Darrin McMahon, autor do livro Felicidade: Uma História, para falar de consumo e felicidade, e a psicoterapeuta Esther Perel (autora de Sexo no Cativeiro), que abordará terapia de casais. Brasileiros, o psicanilista e sociólogo Roberto Gambini e Luiz Pinguelli Rosa também participam do encontro, que será aberto ao público. Apresentador da série, Zeca Camargo, claro, será o mediador da ocasião.
entre-linhas
Exibido pelo SporTV no último dia 5, o documentário A Batalha dos Aflitos, deu ao canal a audiência de 88% dos televisores sintonizados em canais pagos de esporte no horário. O filme conta a vitória do Grêmio sobre o Náutico em pleno Recife, após ter quatro jogadores expulsos e um pênalti defendido.
Doutor em novelas, Mauro Alencar ministra palestra sobre o tema para os alunos da Escola de Atores Wolf Maya, amanhã.
Na quarta-feira, a novela Paraíso Tropical marcou 47 pontos de média e 63% de participação do público.’
************