Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Renan, apagão aéreo, Navalha

Há uma nova telenovela no ar, começada pela revista Veja na sexta-feira (25/5) e continuada na segunda (28) em pleno Senado da República. Ainda sem nome, poderá chamar-se ‘Licitações na alcova’ ou ‘Acusações sem provas’, mas nem se sabe quanto tempo vai durar: se Veja está certa, o seriado pode ir longe; se o senador Renan Calheiros estiver com a razão, a imprensa terá contribuído para enfraquecer o formidável ímpeto da Operação Navalha com denúncias infundadas.


Mas é preciso não esquecer a CPI do Apagão. Na sessão de segunda-feira (28), quando depuseram os controladores da Aeronáutica, ficou evidente aquilo que este Observatório vem dizendo desde outubro passado e a mídia, com exceção da Folha, procura disfarçar: o governo tem culpa na tragédia do Boeing.


Desde o início, o ministério da Defesa aposta todas as suas fichas na incriminação dos pilotos do Legacy, não lhe interessa dividir responsabilidades num episódio ocorrido durante o período eleitoral. Mas se a moda agora é desvendar mentiras e mazelas, não seria correto pensar apenas em empreiteiras e obras fraudadas.