Wednesday, 27 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

O enigma da Vozes

Durante os 106 anos de sua existência, a Editora Vozes caracterizou-se como uma editora fortemente presente no meio cultural e também religioso. Pertencente à Ordem Franciscana, foi uma das principais editoras de Teologia do país e, hoje, dedica boa parte de suas publicações também à pastoral, evangelização, catequese, liturgia e divulgação da religiosidade e vivência da fé.

No entanto, é uma editora que nasceu com o objetivo de publicar livros escolares e tem como seu baluarte as publicações na Educação em todas as etapas do ensino, as pesquisas e o desenvolvimento das ciências em geral.

Tendo como missão promover o conhecimento geral e específico para a sociedade, através do vasto editorial e de uma estratégia de distribuição personalizada, é na diversidade editorial e na distribuição que está um de seus diferenciais.

Os futuros lançamentos da Vozes mostram, claramente, a reformulação do trabalho da editora, que agora alia toda a sua tradição na área das ciências humanas às novas demandas do mercado. A grande novidade é o maciço investimento em títulos de filosofia, clássicos e também produções recentes de autores expoentes.

Atualmente, o faturamento dos livros culturais da Vozes corresponde a 45% do lucro da empresa. Desta parte, 11% são obtidos pela venda de livros de filosofia, hoje um dos maiores investimentos da editora.

Compreender filosofia

Nos últimos três anos, a empresa vendeu quase dois milhões de títulos da área cultural – e destes, mais de 150 mil eram da área de filosofia.

Assim, apesar de seu histórico perfil religioso, e do fato de quase metade do seu faturamento vir dos títulos de auto-conhecimento e de espiritualidade, hoje a Vozes investe muito intensamente na filosofia, confirmando, assim, sua também histórica atuação no âmbito cultural por acreditar na força da educação e da cultura como meios privilegiados de transformação e crescimento da sociedade brasileira.

Para exemplificar:

Entre os grandes ‘feitos filosóficos’ da editora, estão a coleção ‘Compreender‘, destinada aos estudantes de filosofia, cuja estrutura favorece uma visão panorâmica e essencial do pensamento e da pessoa do filósofo ou pensador. Esta série introduz o conhecimento sobre os grandes pensadores. Compreender Sartre, Compreender Lévinas e Compreender Bergson são alguns dos títulos e mais adiante aparecerão Gadamer, Husserl, Heidegger.

Ainda nesta área, a Vozes criou a Coleção ‘Textos Filosóficos’, que só nos últimos meses lançou livros como: Metafísica de Aristóteles, Ensaios de Francis Bacon e A Essência do Cristianismo. Em setembro, sairá o 3º volume de Hermenêutica em Retrospectiva (Hans G. Gadamer) e Oposicionalidade – O elemento Hermenêutico e a Filosofia (Günther Figal). Também está sendo produzido um Manual de Iniciação à Filosofia, uma obra específica para o ensino fundamental, chamada A corujinha filósofa – Introdução ao Pensar no Ensino Fundamental e mais um volume ilustrado da coleção ‘Textos para Começar a Filosofar’. Além disso, está sendo traduzido ainda o Dicionário de História Universal da Filosofia, do alemão Hans Joachim Störig. Ufa!

***

NotaEntre os assuntos publicados, estão: Administração, Antropologia, Comunicação e Jornalismo, Dinâmicas e Jogos, Ecologia e Meio Ambiente, Economia, Educação, Pedagogia e Formação de Professores, Filosofia, História, Letras e Literatura, Metodologia de Estudo e Pesquisa, Obras de Referência, Política, Psicologia, Saúde, Serviço Social e Trabalho, Sociologia, Espiritualidade e Mística, Auto-conhecimento, Teologia, Sagrada Escritura e Apócrifos, Liturgia, Devocionários, Pastoral, Catequese e Ensino Religioso.

******

Editor da Editora Vozes, Petrópolis, RJ