Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

A mídia e os `40 do mensalão´

A imprensa já começou a acender os holofotes para julgamento da quarta-feira (22/8), no Supremo Tribunal Federal (STF), quando será examinada a denúncia do procurador-geral de República contra os ’40 do mensalão’.


Colunistas políticos, repórteres e blogueiros não pouparam adjetivos, hipóteses e possíveis desdobramentos para esquentar o início de um julgamento que está sendo considerado um dos mais importantes na história da nossa suprema corte, pouco antes do seu ducentésimo aniversário, em 2008.


Espera-se que seja um julgamento eminentemente técnico, mas é óbvio que terá profundas implicações políticas e, sobretudo, eleitorais. O suspense em torno do julgamento foi aumentado com a reportagem de capa da revista Veja (edição nº 2022, de 22/8/2007), na qual cinco dos onze ministros do STF admitem que podem estar sendo grampeados e, destes cinco, três não vacilam em declarar que a suspeita número 1 recai sobre uma suposta ‘banda podre’ da Polícia Federal.


Denúncia gravíssima, espalha desconfianças e dúvidas para todo lado. Como o governo e o partido do governo são réus indiretos – e como a Polícia Federal, embora órgão do governo, funcione como uma polícia judiciária – já está claro que o julgamento começará num clima de tensão máxima e com uma pauta ainda mais explosiva.


É certo que em algum momento, além do mensalão, discuta-se também o desempenho da mídia.