ESTANTE
O assunto do livro Arte em Movimento é a prática situada de crítica cinematográfica. Fernanda Valim Côrtes Miguel, jornalista e professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, diagnostica modos como integrantes da comunidade especializada de críticos de cinema concebem o papel da atividade midiático-jornalística na constituição de suas próprias produções escritas.
Tendo em vista que toda experiência de escrita exige a criação de uma forma, Fernanda inspirou-se na abordagem dialógica de Mikhail Bakhtin para cultivar suas palavras na forma de um diálogo ficcional. Às falas dos personagens ficcionais incorporam-se os comentários de estudantes, professores e jornalistas entrevistados pela autora, com destaque para as estimulantes conversas com Emir Sader, Jorge Coli, Fernão Ramos, João Gabriel e João Nunes, todos autores de textos críticos sobre o controverso filme Olga, dirigido e produzido por Jayme Monjardim e Rita Buzzar.
Não digo mais para não entrar na crítica do que cabe ao próprio leitor descobrir. Como nos filmes de suspense, vamos deixar que os elementos ocultos se revelem no desenrolar da trama. Assim também acontece com os bons livros, em que o nosso ponto de partida é sempre o mistério – o a-se-pensar.
******
Vitor Cei é bacharel em Filosofia e mestre em Letras