Com a proposta de fornecer subsídios para o desenvolvimento de pesquisas, a editora Best Writing publicou o livroElabore projetos científicos competitivos: Biológicas, Exatas e Humanas, de Gilson Volpato e Rodrigo Barreto, professores do Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (IBB-Unesp).
A obra traz orientações para o processo de criação científica desde a idealização da pesquisa à sua submissão para publicação, tratando da cultura da área. De acordo com Gilson Volpato, o objetivo é auxiliar os pesquisadores brasileiros a adequar seus objetivos de pesquisa e a forma como eles são apresentados à realidade internacional.
“Fornecemos orientações para que seja construído um projeto científico de bom nível, competitivo entre os melhores da sua área, por meio de uma profunda reflexão sobre a boa ciência”, disse o autor à Agência FAPESP.
Os autores oferecem um passo a passo da elaboração de projetos, passando pela estruturação lógica dos seus objetivos, redação do texto e a submissão para publicação, considerando ainda assuntos de ordem financeira e relacionados à cultura da comunidade científica.
Os capítulos iniciais do livro abordam o universo do fomento à pesquisa e dos editais. Em seguida, é explicado como se faz um projeto científico competitivo, por meio do “método lógico para redação científica”, desenvolvido por Volpato.
De acordo com o método, a redação científica deve se pautar pela lógica da pesquisa e não por costumes acadêmicos. “É preciso iniciar com uma busca por projetos interessantes, superando-se alguns mitos da comunidade científica, como o que diz que pesquisa de qualidade deve ser cara.”
Na sequência, o livro foca na redação científica, orientando sobre como transformar o projeto em um texto bem estruturado. Ao final, discute questões financeiras relacionadas ao desenvolvimento de projetos científicos.
“O desenvolvimento de um projeto envolve custos e esse assunto vai além de questões técnicas, relacionadas à contabilidade monetária e à documentação que comprova os gastos. É preciso, além disso, discutir a relação entre custos e qualidade científica”, disse o autor.
Os autores
Gilson Volpato e Rodrigo Barreto são professores do Departamento de Fisiologia do IBB-Unesp e, além da docência e da pesquisa na área do comportamento animal, dedicam-se ao ensino da ciência e da redação científica.
Volpato é autor de uma série de livros na área, entre eles o Dicionário crítico para redação científica, Método lógico para a redação científica, Bases teóricas da redação científica, Publicação científica, Administração da vida científica, Pérolas da redação científica, Dicas para redação científica, Ciência: da filosofia à publicação e Estatística sem dor!, em coautoria com Barreto, que também ministra palestras e cursos sobre o tema.
******
Diego Freire é repórter da Agência Fapesp