A longa experiência e o diuturno trabalho de pesquisa permitiram ao professor Jorge Claudio, com parceiros, produzir excelente texto sobre a religiosidade jovem. O quadro descrito neste livro fascina pela complexidade e pelo tamanho do desafio. Estamos diante de um texto extremamente rico e heurístico, que nos permite navegar por mares religiosos bem diversos no mundo juvenil.
Esta obra apresenta material abundante para entender, interpretar e atuar no campo religioso da juventude universitária e em outros espaços juvenis. Os resultados jogam luz sobre uma problemática mais ampla, já que refletem sobre o perfil de uma juventude plurirreligiosa, urbana, secularizada, hipercrítica da cultura atual, moderna e globalizada. Tudo isso pesa na transformação da experiência religiosa e de fé dos jovens. Esta pesquisa beneficia os que se envolvem com a formação religiosa dos universitários e os próprios jovens, colocados diante de uma radiografia bastante completa de sua religiosidade.
Livro oceânico. Aventuremo-nos com as naves de nossas experiências, estudos, trabalhos e reflexões pastorais para navegar mais longe. Que nenhum esquema simplista e fixista nos prenda, mas, com liberdade, arrisquemos caminhos ainda inexplorados.
***
O autor
É professor, escritor, editor e jornalista. Desde 1976 leciona na PUC-SP, onde é livre-docente e professor titular. Orienta pesquisas de graduação e pós-graduação; é visiting scholar na Columbia University, de Nova York.
Escreveu cinco livros: A véspera do milagre, A festa do povo, pedagogia de resistência, Platão – ousar a utopia, Inútil, a árvore e Sempre alerta – condições e contradições do trabalho jornalístico. Organizou e participou de obras coletivas em teologia e antologias literárias.
Fundou e dirige a editora Olho d´Água. Como jornalista, foi assessor de comunicação da PUC-SP e redator na Folha de S.Paulo e em O Estado de S. Paulo.
******
Teólogo