Márcio Bueno, autor de A origem curiosa das palavras, retoma o tema com este A origem das palavras para crianças e jovens curiosos (Editora José Olympio). Desta vez, no entanto, Márcio dedica sua obra a um público que ainda vive a famosa ‘idade dos porquês’. De A a Z, o autor diverte e ensina através de verbetes que passeiam por tudo o que diz respeito ao variado universo infanto-juvenil.
De onde vêm os esquisitos, porém tão comuns, termos da área da informática, como arroba, bug, deletar, mouse, chat e RAM? E os deliciosos sanduíche, cachorro-quente e pipoca? Qual a origem de expressões usadas no mundo dos esportes, como alpinista, gol olímpico, pelada, gandula, zebra? Quem dança samba, forró e rap está dançando o quê? E como surgiram as expressões azarar, pagar mico, nerd e sarado, tão comuns num bate-papo entre jovens? Com seu texto leve e agradável, Márcio Bueno responde a tudo isso e muito mais.
Quem poderia imaginar que ‘vacina’ vem da palavra latina vaccina, que significa ‘de vaca’? Que ‘otário’ tem a ver com o animal chamado otária, ou leão-marinho? Ou que ‘caipira’ seria uma mistura de ‘caipora’ com ‘curupira’? Além de estimular o interesse dos jovens leitores pelo estudo da origem das palavras, o livro tem como objetivo desenvolver o gosto pela leitura de maneira geral. ‘Não se trata de um livro acadêmico, voltado para especialistas’, explica o autor, embora tenha mantido o rigor próprio dos filólogos. ‘O objetivo foi atender ao público ainda iniciante nas graças e nos mistérios do idioma. Para isso, os termos e expressões escolhidos estão entre aqueles que apresentam alguma curiosidade em seu nascimento ou em sua evolução.’
No decorrer da leitura de A origem das palavras para crianças e jovens curiosos, é possível ainda descobrir que palavras como abacaxi, capim e xará são contribuições indígenas à língua portuguesa. Outras, como caçula, sunga e curinga, têm raízes em idiomas africanos. Em meio a influências de diversas culturas, no entanto, é gratificante notar que a criatividade dos brasileiros continua a ampliar nosso vocabulário: amigo-da-onça, baderna, bonde, cardápio e garimpeiro, entre muitas outras, são criações 100% brasileiras. Na apresentação do livro, o autor ainda brinda os leitores com um elucidativo resumo da história do latim e da língua portuguesa.
Sobre o autor
Márcio Bueno nasceu em Muzambinho, sul de Minas Gerais, estudou na Universidade de São Paulo e está radicado no Rio de Janeiro há mais de duas décadas. Como jornalista, exerceu os cargos de repórter, redator e editor de publicações impressas, e de repórter, comentarista político, editor, editor-chefe, diretor de programas e superintendente de jornalismo em emissoras de televisão. É co-autor do livro 20 anos de resistência – As alternativas da cultura no regime militar, e autor do livro A origem curiosa das palavras, publicado pela José Olympio em 2003 e já entrando em sua quinta edição.