Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Americanos desativam TV paga

Americanos das classes média e baixa estão cancelando suas assinaturas de TV por assinatura e desativando seus telefones fixos, adequando seus orçamentos à persistente estagnação da economia dos Estados Unidos. Novas estimativas da Nielsen, a companhia de medição especializada em mídia, mostram que o número total de lares americanos com televisores vai cair mais de 2 pontos percentuais no próximo ano, na primeira queda em 20 anos. O resultado da Nielsen acompanha constatações do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), de que o número de lares com apenas telefones celulares está aumentando rapidamente.

Ambas as mudanças se devem em grande parte à queda da renda disponível dos consumidores americanos, que está acelerando tendências tecnológicas e demográficas. ‘As evidências sugerem que o que estamos vendo decorre mais em função da pobreza do que da tecnologia’, diz Craig Moffett, analista sênior da Bernstein Research: ‘A pressão está apenas piorando na medida em que os preços da gasolina sobem para US$ 4 o galão.’

Embora os preços das TVs de tela plana estejam em queda, o custo das assinaturas de TV por assinatura tem crescido. A receita média por usuário das companhias de TV por assinatura subiu 26% nos últimos cinco anos, para US$ 76, segundo a Bernstein. ‘A renda disponível não aumentou em cinco anos e, mesmo assim, o preço da TV por assinatura está maior no mesmo período’, diz Moffett. ‘Pela primeira vez estamos vendo as pessoas desligando os aparelhos porque não podem mais pagar a assinatura.’

Dados sem fio e telefones inteligentes

A Nielsen acredita que 96,7% dos lares americanos terão um aparelho de TV em 2012, uma queda em relação aos 98,9% deste ano. ‘Como aconteceu em outros períodos de aperto de cinto, o custo de se ter um televisor é um fator nesse declínio’, disse a Nielsen. ‘Os lares rurais e de menor renda estão sendo particularmente afetados.’

Quando o assunto é telefone, os consumidores estão optando pelos celulares em vez das linhas fixas por causa de seus orçamentos limitados. O CDC informou que um em cada quatro lares americanos tinha apenas celulares em dezembro de 2009, o período mais recente dos dados disponíveis. Esse número foi maior entre os adultos que vivem na linha de pobreza, ou perto dela, com mais de um terço dos adultos classificados como dentro da linha de pobreza não possuindo telefone fixo. ‘Estamos vendo nas telecomunicações um aumento enorme na penetração dos dados sem fio e dos telefones inteligentes’, disse Moffett. ‘No negócio da telefonia sem fio, a desistência do telefone fixo continua sendo uma condição necessária para se abrir espaço para os dados sem fio.’

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Do Financial Times, de Nova York