Agora é oficial. A Comissão Eleitoral Nacional concluiu, às 13h de sexta-feira (20/07), a apuração das eleições para a Fenaj e Comissão Nacional de Ética. Foram considerados os votos de 5.077 jornalistas, perfazendo um quorum de 34,32% dos aptos a votar. A chapa 1, ‘Orgulho de ser Fenaj’ venceu o pleito para a direção da entidade e teve, também, os cinco candidatos que indicou eleitos para a Comissão de Ética. Está aberto o prazo de três dias para recursos.
A chapa 1, ‘Orgulho de ser Fenaj’, encabeçada por Sérgio Murillo de Andrade, foi eleita com 3.614 votos. A chapa 2, encabeçada por Dorgil Marinho, obteve 1.239 votos. Já para a Comissão Nacional de Ética, foram eleitos Armando Rollemberg (2.794 votos), Washington Mello (2.526 votos), Carmem Lúcia Pereira (2.478 votos), Regina Deliberai (2.356 votos) e Rossini Barreira (2.347 votos). Os demais candidatos, Arthur Poerner e Venício Lima, obtiveram 1.254 e 1.368 votos, respectivamente.
Clicando aqui, os interessados poderão acessar a ata da apuração, que contém tabelas com as votações em cada estado. Por unanimidade, a CEN desconsiderou os votos coletados pelos Sindicatos dos Jornalistas da Bahia e do Estado do Rio de Janeiro, que não encaminharam os resultados obtidos mesmo após a prorrogação dos prazos para envio. As duas chapas, no entanto, apresentaram conjuntamente um recurso para que a CEN reconsidere sua decisão.
O prazo para possíveis recursos é até as 18h do dia 25 de julho. A CEN volta a se reunir no dia 26 de julho, às 14 h, em Brasília, para analisar as possíveis representações e recursos, homologar e proclamar o resultado final das eleições da Federação Nacional dos Jornalistas.
******