Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Cristina Padiglione

‘Nada como um reality show após o outro: quando a primeira edição da Casa dos Artistas acabou, no fim de 2001, no SBT, Supla e todo o elenco do programa eram personas non gratas na tela da Globo. Na época, a rede dos Marinhos estava irada com o enorme sucesso de um programa que copiava a fórmula do Big Brother, cujo direito de produção no Brasil lhe pertencia por pagamento em contrato. Mas papito dá audiência e é, por si só, um excelente personagem. Resumo da ópera: na atual temporada, Supla está em pelo menos três programas da casa – ainda que no Casseta & Planeta ele apareça apenas em forma de desenho animado – no mesmo momento em que o punk de butique aparece como estrela de um dos programas mais animados de outro canal, a MTV, que amanhã lança o reality show Família MTV com o herdeiro de Eduardo e Marta.

Na semana passada, Supla fez figuração de luxo como uma das celebridades na platéia da fictícia entrega do Troféu Celebridade, na novela das 9 da Globo, bem no dia em que a trama bateu seu recorde de audiência – 58 pontos no Ibope em São Paulo. Não, não foi em razão da presença dele, como diria o pai senador em tom de piada, mas sim por causa da surra que Laura (Cláudia Abreu) levou da mocinha Maria Clara (Malu Mader).

Na terça, Supla já estava ao vivo num outro set da Globo e levou figurino do próprio guarda-roupas para gravar como Elvis McCartney, personagem que interpretará por alguns episódios no Sítio do Picapau Amarelo. Fará par romântico (!) com Wanessa Camargo, também convidada para breve participação.

As cenas vão ao ar ainda este mês.

Aliás, foi durante a alta popularidade de Supla na Casa dos Artistas que se constatou seu potencial com o público infanto-juvenil.

Na MTV, Supla ficará em cena de segunda a quarta, nesta e na próxima semana, sempre às 23h30. São seis capítulos. O programa promete ser acompanhado por políticos do PT e da oposição, já que a proposta é uma versão local do reality show The Osbournes, da MTV americana, que acompanhava a rotina de Ozzy, Sharon, filhos e agregados, incluindo os cães. Agora, no caso de Supla, pesa o fato de papai e mamãe serem figuras-chave no cenário político de verdade e no cotidiano do astro em foco. É a primeira vez que se expõem políticos em reality show no Brasil, ainda que indiretamente.

Mas quem aposta no Família MTV como palanque de Eduardo ou Marta pode se decepcionar. A emissora garante que a participação dos dois em cena é discretíssima e Supla já adiantou que não se falará de política no programa.

As câmeras da MTV Brasil registraram Supla andando de moto, caindo na balada, ensaiando com a banda e indo a outros programas de TV e rádio.

Também há cenas de surfe no Guarujá, de jogo de futebol em Heliópolis, com um time de garotas, de pizza às 4 da madrugada, almoço na casa de vovó, compras com a titia e até festa infantil do sobrinho.

A cor dos cabelos do roqueiro faz um capítulo à parte na série, com direito a visita das câmeras ao cabeleireiro.’

Bruno Yutaka Saito


"‘Reality’ de Supla tem Marta no papel de mãe", copyright Folha de S. Paulo, 3/05/04


"Quais são os astros da música brasileira mais folclóricos em atividade? Talvez Serguei-aquele-que-ficou-com-Janis-Joplin, caso ele tivesse produzido algo digno de nota nos últimos 40 anos. A nova temporada do ‘reality show’ ‘Família MTV’ mostra que há poucos no páreo para competir com Supla.


‘Tem que ser ‘style’ desde a meia, tá ligado?’, diz o o filho rebelde da família Suplicy enquanto se veste para um show no Gallery, já no primeiro episódio (em um total de seis). Em seguida, dispara: ‘Isso é o que nunca quero para mim: um produtor me dizendo como devo me vestir’.


Difícil, por exemplo, não se interessar pelas aparições de papai Suplicy, mamãe Marta e vovó Filomena no programa. A prefeita de São Paulo, por sinal, só vai dar as caras no terceiro episódio. Já o senador marca presença na estréia, em situações hilárias como a recente ‘homenagem’ do ‘Casseta & Planeta’ (Globo) no esquete ‘Suplicympsons’.


‘O sr. conhece esse disco do John Lennon?’, pergunta Supla ao pai. ‘Aliás, acho que o sr. está sentado em cima dele.’Mais tarde, durante um almoço na casa de dona Filomena, Suplicy canta um trecho de uma música. No final de um show, Supla afirma: ‘Elas [as mulheres] têm inveja de você’.


No consultório de seu dentista, Supla abre o jornal e vê uma matéria que mostra sua mãe discutindo com uma moradora. Comentário: ‘Não é fácil…Nunca quis esse trabalho de prefeito’.


Entre uma fala e outra em inglês, Supla mostra que o sucesso alcançado na ‘Casa dos Artistas’ (SBT) não foi à toa. É o típico artista cujo carisma fala mais alto do que sua música.


Mesmo que ainda carregue o estigma de ser o típico filhinho de papai alienado, as coisas mudaram. ‘Família MTV’ registra o atual status de celebridade ‘cult’ que Supla ganhou (claro que tudo que ontem foi brega hoje é ‘cool’, mas isso é outra história). FAMÍLIA MTV SUPLA. Quando: de seg. a qua., às 23h30, na MTV."




TV GLOBO
Daniel Castro

‘Globo vai ‘descongelar’ Miguel Falabella’, copyright Folha de S. Paulo, 1/05/04

‘A novela que sucederá ‘Romance’, próxima trama das 19h da Globo, será escrita pelo ator Miguel Falabella e por Maria Carmem Barbosa. A história, com estréia prevista para janeiro ou fevereiro de 2005, marcará a volta da dupla, que estreou como autora de telenovelas da Globo em 1996, com ‘Salsa & Merengue’.

Nesta semana, a Globo pediu ao Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) o registro do nome da novela que Falabella e Barbosa irão escrever. O título está sendo mantido em sigilo, para evitar que eventuais oportunistas o registrem antes e tentem depois vendê-lo para a emissora.

Também ainda é segredo o teor da trama. ‘É uma comédia de amor e não tem nada a ver com ‘Salsa & Merengue’, limita-se a dizer Maria Carmem Barbosa sobre a sinopse, que foi entregue à Globo no início do ano.

Desde o fim de ‘Salsa & Merengue’, uma das maiores audiências da faixa das 19h, só igualada agora por ‘Da Cor do Pecado’, Miguel Falabella tenta emplacar uma segunda novela de sua autoria na Globo. Numa das tentativas, fracassou com um projeto para as 21h, que tinha o título provisório de ‘Escândalo’.

A escalação de Falabella e Barbosa, já velhos parceiros bem-sucedidos comercialmente no teatro, reforça a tendência da Globo de apostar em autores ‘novos’, como João Emanuel Carneiro, de ‘Da Cor do Pecado’.

OUTRO CANAL

Esperança Azedaram as relações entre Caco Barcellos, correspondente da Globo em Paris, e a emissora, por causa de validade de contrato. E esquentaram as negociações entre Barcellos e a Rede TV!, que o quer no policial ‘Repórter Cidadão’.

Malas prontas Em convenção de afiliadas da Record na semana passada, foi dito que Adriane Galisteu não irá renovar com a emissora. À apresentadora, que negocia com o SBT, a Record ofereceu redução de salário, a ser compensado por merchandising.

Na onda O ‘Fantástico’ de amanhã pega carona em ‘Celebridade’ e exibe reportagem sobre brigas de mulheres. Mauro Alencar, doutorando em teledramaturgia, falará sobre brigas nas novelas.

Na cópia Leitores atentos da coluna alertam: a famosa briga entre Julia (Sonia Braga) e Yolanda (Joana Fomm), em ‘Dancin’Days’, que foi parcialmente copiada em ‘Celebridade’ (1978), foi inspirada no filme ‘Momento de Decisão’ (‘The Turning Point’, 1977, com Shirley MacLaine e Anne Bancroft).

Alfinete Quase rolou barraco na festa de aniversário de Marlene Mattos, diretora artística da Band, na última terça. Christiano Cochrane, filho de Marília Gabriela, sentiu-se ofendido por Clodovil, que falou mal de seu pai de criação. O ambiente esquentou.’



REDE TV!
O Estado de S. Paulo

‘RedeTV! lança site de vendas com o Submarino’, copyright O Estado de S. Paulo, 1/05/04

‘A inspiração é o canal americano QVC. ‘Com seu modelo de vendas diretas, a QVC tornou-se o terceiro maior faturamento da TV dos Estados Unidos’, explica o presidente da RedeTV!Shop, Eraldo Abreu. A RedeTV! lança hoje seu serviço de comércio eletrônico em parceria com o varejista virtual Submarino.

O site da emissora já nasce com 700 mil produtos. Além disso, tudo o que é vendido no Submarino também poderá ser comprado por telefone, via RedeTV!.

O objetivo da empresa é faturar R$ 6 milhões por mês com o novo serviço, até o fim do ano, o que corresponderia a cerca de 25% das receitas totais da emissora. ‘A RedeTV!Shop deve ficar entre os maiores anunciantes da emissora, se não se tornar o maior’, afirma Abreu. Para divulgar a iniciativa de vendas diretas, serão 36 inserções comerciais hoje e 40 amanhã.

Além disso, haverá merchandising durante as atrações da emissora e, na segunda quinzena de junho, um novo programas de vendas durante a madrugada, entre as 1h30 e as 7h. ‘Neste horário, existem espectadores que são compradores compulsivos’, conta o executivo.

De acordo com uma pesquisa da RedeTV!, estes espectadores têm entre 25 e 45 anos, a maioria são homens solteiros ou separados, das classes B e C. ‘Eles assistem TV para comprar.’ As famílias normalmente compram entre as 20h e as 23h. Durante o dia, muitas donas de casa ligam para o serviço de televendas para ter mais informações, mas só decidem pela compra à noite, depois de conversar com o restante da família.

A RedeTV! criou há um ano uma central de atendimento de 200 posições, que vende 18 produtos exclusivos da empresa. A central passou a vender também, a partir de hoje, os produtos da RedeTV!Shop. O primeiro produto do sistema de televendas da RedeTV! foi a coleção de CDs Os Maiores Sucessos de Todos os Tempos, que também tem um volume dois. Já foram vendidas 125 mil coleções de cinco CDs. A central da empresa recebe cerca de 1,2 mil pedidos por dia.

No site da RedeTV!Shop também é possível assistir à programação da emissora, em tempo real, via internet. Ao lado da imagem televisiva, há uma oferta relacionada: ‘Se a Wanessa Camargo estiver cantando no Pânico, do lado vai aparecer o CD dela, para comprar’, exemplifica Abreu. Este tipo recurso prepara o espectador para a chegada da TV digital, em que isso poderá ser feito na própria televisão.

Mesmo com a variedade oferecida pelo Submarino, a RedeTV! continuará a lançar produtos próprios, como o kit de cozinha de Clodovil e a linha de produtos para cachorros de Luisa Mell. ‘Estive esta semana mesmo na UD (feira de utilidades domésticas), a procura de produtos exclusivos’, conta o presidente da nova empresa. A emissora investiu R$ 7 milhões em sua operação de vendas à distância.’