Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

A polêmica sobre os sacos plásticos

Há tempos quero colocar minha opinião sobre os sacos plásticos, de supermercado, de lojas, de lixo, mas até agora não tinha aparecido a oportunidade ideal. A controvérsia e a polêmica sobre o assunto é grande, principalmente em se tratando do material midiático – a respeito do assunto – que é divulgado regularmente pela indústria do plástico, pela mídia comercial, comércio e ecologistas…

Segundo pesquisa apresentada na TV, em matéria exibida no dia 25/01/2012 pelo Jornal Hoje, para justificar leis que proíbem o uso destas sacolinhas pelos supermercados, consumimos, em média, 67 sacolas plásticas ao mês. Penso que 67 sacolas plásticas, de supermercado, ao mês, é igual a 67 sacos de lixo ao mês.

Quem não reutiliza a sacolinha plástica, de supermercado, como saco de lixo? Existe como descartar lixo sem sacos plásticos? Então, qual saco plástico é menos agressivo ao meio ambiente, o de lixo ou a de supermercado?

Querem ganhar mais dinheiro às suas custas e ainda usam o 'ecologicamente correto' como argumento. E mais: quando você usa caixas de papelão, jornal ou sacolas reutilizáveis para acondicionar alimentos comprados no supermercado, corre o risco de contaminação dos alimentos. As caixas de papelão oferecidas pelos supermercados, muitas vezes foram usadas para acondicionar produtos deterioráveis, produtos químicos… O jornal é produzido, dobrado e largado no chão, em frente à sua porta, sem nenhuma higiene. Sacolas reutilizáveis, se não forem higienizadas, num processo que consome água e produtos sanitários, tornam-se verdadeiros táxis de microrganismos, como bactérias e protozoários.

Não dê bola para a mídia

A sacolinha plástica, além de mais higiênica, é um substituto mais em conta para os sacos de lixo e já está embutida no preço final de suas compras. Agora querem vender as mesmas sacolas nas prateleiras, cobrando a mais por isso, igual ao que já é feito com os caríssimos sacos de lixo. Os defensores da indústria dos sacos de lixo dizem que estes usam mais plástico porque são mais resistentes e que são feitos de material reciclado, enquanto a sacola plástica, além de poder furar e vazar líquidos, é de plástico virgem… Mas no final tudo é plástico e vai, de forma igual, para o aterro sanitário. Ao menos que eu saiba ainda não criaram mecanismos para se dispensar lixo, seja ele orgânico ou reciclável, que dispense os controversos sacos plásticos.

Usar sacola de supermercado como saco de lixo é reutilizar! Não se deixe levar por lobby que pretende apenas favorecer corporações usando sua consciência ecológica como armadilha, não se deixe levar por engodo! Reutilize, reduza, recicle, mas faça você mesmo sua cabeça, forme você mesmo sua consciência, não dê bola para a mídia de massa, ela é comercial e não se preocupa com você, se preocupa exclusivamente com o lucro que obtém fazendo a cabeça de seus cativos. Saia da caverna! O Sol está brilhando lá fora!

***

[Ronald Sanson Stresser Junior é arquiteto da Informação e radialista, Rio de Janeiro, RJ]