Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Os conhecimentos financeiros necessários ao diálogo

[do release da editora]

A Difusão Editora, em parceria com a Editora Senac Rio de Janeiro, lança segunda edição do livro Retorno de Investimentos em Comunicação: avaliação e mensuração, de Mitsuru Higuchi Yanaze, Otávio Freire e Diego Senise. Título, revisto e atualizado, é o mais abrangente do mercado em metodologias de mensuração para empresas e consultorias e mostra os conceitos necessários para que profissionais demonstrem com mais critério como os resultados de comunicação impactam o negócio.

A obra apresenta pesquisa inédita realizada pelo Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) com gestores de comunicação e clientes internos da área de 50 empresas do ranking “Maiores e Melhores” da Exame. O levantamento revela como os profissionais planejam, organizam, avaliam e mensuram os resultados de comunicação.

Dividido em quatro partes principais, o livro descreve, analisa e propõe metodologias de mensuração em 15 áreas da comunicação utilizadas por institutos de pesquisa, empresas brasileiras e também pela Mitsuru H. Yanaze & Associados. Além disso, destaca como as organizações podem buscar orientação de marketing, ao abordar a relação de objetivos, metas e indicadores de comunicação com foco no fluxo de caixa, no demonstrativo de resultados e no balanço patrimonial, e avalia textos de diversos autores brasileiros e estrangeiros sobre mensuração, eficácia em comunicação, valorização da marca e retorno de investimento.

“As organizações estão cada vez mais críticas com seus investimentos e a área de Comunicação tem sido bastante cobrada para demonstrar que tipo de resultado efetivo suas ações têm alcançado e que tipo de benefício têm gerado para a companhia, seja em curto, médio ou longo prazos”, explica Mitsuru. “Por isso, o objetivo do livro é dotar os profissionais de Comunicação dos conhecimentos financeiros necessários para promover o diálogo entre a comunicação e os números.”

Sobre os autores

Mitsuru Higuchi Yanaze – Professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), livre-docente em Marketing e doutor em Comunicação, também pela ECA-USP. Master of Business Administration pela Michigan State University, especialista em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Eaesp) da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) e bacharel em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP. Atualmente é coordenador dos cursos de especialização em Gestão de Marketing e Comunicação e coordenador geral do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Marketing e Comunicação (Ceacom), ambos da ECA-USP. É consultor de empresas, diretor da Mitsuru H. Yanaze & Associados e autor do livro Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações (Saraiva, 2007).

Otávio Freire – Sócio e diretor do Ilumeo (Instituto de Pesquisas e Consultoria em Marketing e Comunicação), Otávio Freire é professor de Marketing da Universidade de São Paulo (USP) e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (PPGA-Uninove), doutor em Comunicação pela ECA-USP, com MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ), e bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Desde 1993, atua em consultoria nas áreas de Estratégia, Marketing e Comunicação.

Diego Senise – Sócio e diretor do Ilumeo (Instituto de Pesquisas e Consultoria em Marketing e Comunicação), Diego Senise trabalhou na AgênciaClick Isobar com mensuração de resultados on-line e em planejamento estratégico nas agências F/Nazca Saatchi&Saatchi e Leo Burnett, e na empresa de consultoria CO.R Inovação. Mestrando em Processos de Recepção em Comunicação pela ECA-USP, concluiu, na mesma universidade, a graduação em Publicidade e Propaganda e cursou Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), também da USP. Nos Estados Unidos, na Universidade da Flórida, concluiu o Management in Business Communication.

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