Monday, 25 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Educação e fábula da TV

[do release da editora]

Doxa, Eikones, Episteme e Eidos. Estes são os personagens utilizados por Wagner Bezerra para retratar, neste novo livro, uma interessantíssima aventura que mostra ao público infanto-juvenil o quanto é importante estar preparado para saber escolher e se posicionar criticamente frente à poderosa influência que os programas da televisão podem exercer na sociedade.

Adaptando o pensamento do filósofo Platão, Wagner cria uma fábula que mostra o quanto crianças, adolescentes e adultos podem, sem perceber, estar vivendo acorrentados à programação da TV. Em muitos casos, a principal fonte de educação, informação e entretenimento.

Argumentando que ‘televisão é 100% educação’ e expondo resultados de pesquisas e estudos concretos, como a pesquisa divulgada recentemente pelo IBOPE/Mídia que aponta as crianças brasileiras como campeãs mundiais em consumo de programas de TV – 3,5 horas diárias –, Wagner afirma que, se os pais e demais educadores selecionarem criticamente os programas que assistem, seus filhos também serão capazes de fazê-lo. Se os pais promoverem debates em família sobre os conteúdos dos programas televisivos com seus filhos, emitindo opiniões, a influência da mídia na formação da criança será minimizada.

O autor defende que a proposta contida no livro deve funcionar como mais um mecanismo de educomunicação, ou seja, de educação para os meios de comunicação. Uma espécie de fio condutor do debate sobre a relação entre mídia e educação, tanto para crianças e jovens, quanto para pais e professores.

Wagner acredita que é preciso, cada vez mais, educar crianças e jovens para lidar com os meios de comunicação, permitindo que eles tenham condições de escolher o que assistir, rompendo com a passividade, para enfrentar, criticamente, as overdoses de sexo e violência oferecidas diariamente pela TV.

Sobre o autor

Wagner Bezerra é redator e diretor de criação publicitária, diretor e roteirista de programas educativos para TV e especialista em políticas públicas pela Escola de Políticas Públicas e Governo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

É autor de livros e artigos sobre educomunicação e sobre o papel da mídia na educação de crianças e adolescentes, dentre os quais Manual do Telespectador Insatisfeito, lançado pela Editora Summus em 1999.