Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Empresas fazem parceria para investir em TV

O Google e a Intel juntaram-se à Sony para desenvolver uma plataforma chamada Google TV, que tornaria possível acessar aplicações da web, como a rede social Twitter e o site de compartilhamento de fotos Picasa, em aparelhos de TV, com a mesma facilidade com que se troca de canal. Hoje, já existem televisores que oferecem acesso à internet nos EUA, mas a escolha dos sites para navegar ainda é bastante limitada.


O Google pretende abrir sua plataforma de TV – que é baseada no sistema operacional Android para smartphones – para desenvolvedores de software. A ideia é que isto estimule a criação de aplicativos, como acontece no aparelho iPhone, da Apple. A Logitech, especializada em controles remotos e microfones de computador, foi contactada pelas empresas parceiras para desenvolver periféricos, incluindo um controle remoto com um pequeno teclado.


O projeto ainda está em negociação. Segundo uma fonte do jornal New York Times, que não quis se identificar, a ambição do Google é estar ‘em todos os lugares que tenham internet’. Um protótipo de conversor foi desenvolvido, mas a tecnologia – que usará chips Intel – deverá ser incorporada diretamente nos aparelhos de TV.


Esta não é a primeira vez que o Google tenta chegar ao mercado televisivo. Há três anos, ele lançou um programa chamado Google TV Ads, que vende anúncios para serviços de TV por satélite e cabo. Oficialmente, a empresa afirma que muitos anunciantes aderiram à iniciativa, mas analistas dizem que a quantidade de lucros gerados é tão pequena que tem pouco impacto nos negócios. Informações de Nick Bilton [New York Times, 17/3/10].